Está farto da tatuagem que lhe cobre as costas, do coração com o nome do antiga cara-metade ou dos rabiscos que lhe fizeram naquela noite de borga? Se o que quer mesmo é desfazer-se dela, existe solução. Se se arrependeu de fazer uma tatuagem ou está farto dela, tem sempre a possibilidade de a eliminar. Para isso, deve entregar-se nas mãos de um profissional de cirurgia estética que se encarregará de apagar o desenho através da utilização de vários tipos de laser.
Antes do laser existiam métodos cirúrgicos bastante agressivos que consistiam em remover a pele tatuada e colocar um enxerto. Para além disso, os resultados não eram, de todo, satisfatórios. Em finais da década de 2000, surgiu um novo laser de alexandrite Q-switched, chamado AlexTrivantage, que consegue remover tatuagens de quase todas as cores. Os lasers Q-switched removem as tatuagens disparando a luz do laser na pele.
A sua ação é exercida criando um efeito foto-acústico que fragmenta a tinta que é depois eliminada pelos processos naturais do organismo. Como a luz do laser é monocromática, são necessários vários comprimentos de onda para tratar diferentes cores. Para eliminar uma tatuagem com laser, tenha em conta que, regra geral, são necessárias entre seis a oito sessões de 15 minutos cada, separadas entre si por uma semana no mínimo para eliminar uma tatuagem de tamanho médio.
O processo pode demorar meses, uma vez que a energia que o raio emite é absorvida pelas cores, que devem fragmentar-se em pedaços minúsculos para que o organismo os assimile e elimine, de forma a que o desenho vá aclarando gradualmente, apesar de haver sempre o risco de não cicatrizar bem e de ficar com alguma marca. Um processo moroso que obriga a alguma paciência e também a alguma calma.
Os resultados
Os resultados desta técnica para eliminar tatuagens são mais ou menos satisfatórios dependendo da cor, extensão, localização e pigmentos da tatuagem. Em alguns casos a eliminação é quase total mas noutros podem permanecer restos de cor. Para além disso, podem ficar cicatrizes marcadas em zonas como o decote ou as costas. As cores mais difíceis de eliminar são os vermelhos e verdes, e os mais simples os pretos e azuis.
Quanto lhe vai custar
O preço deste tratamento é muito variável, dependendo da extensão da tatuagem e da zona onde se encontra. Uma coisa é certa, tem um custo elevado porque, às vezes, é preciso combinar diferentes tipos de aparelhos laser para se adaptar a diferentes profundidades da pele na qual os pigmentos se encontram. Também se recorre a diferentes tipos de laser porque nem todos respondem com a mesma eficácia a todas as cores. O seu uso alternado consegue cobrir a maior parte da gama cromática.
Veja na página seguinte: A técnica Cover Up
A técnica Cover Up
Trata-se de uma técnica mais barata do que a eliminação com laser e que consiste em cobrir ou alterar uma tatuagem com outro desenho. É uma tarefa demorada e difícil, e para que os resultados sejam satisfatórios é necessário que o tatuador seja experiente e que tenha grandes doses de destreza e criatividade. As pessoas que recorrem ao Cover Up são, sobretudo, homens que querem dissimular ou cobrir o nome de uma ex-namorada.
O caso do ator Johnny Depp é um dos mais conhecidos. O famoso protagonista da saga cinematográfica «Piratas das Caraíbas» transformou a sua tatuagem «Winona forever», que fazia referência ao seu romance com a atriz Winona Ryder muito antes de se casar com a cantora e atriz Vanessa Paradis e de se envolver depois com a atriz Amber Heard, num discreto e enigmático «Wino forever».
Essa não foi, no entanto, a primeira vez que Johnny Depp alterou as suas tatuagens. Em julho de 2016, o ator transformou a palavra «slim» [magra, em português], que seria a alcunha pela qual tratava a ex-mulher Amber Heard, em «scum» [escumalha]. Segundo o New York Daily News, o elemento da banda Hollywood Vampires terá também tapado a tatuagem de um pinup que seria também dedicada à mulher que o acusou de violência doméstica.
Texto: Madalena Alçada Baptista
Comentários