A radiofrequência é uma energia que se aplica em cirurgia desde a década de 40 e foi, recentemente, descoberto que esta permite tratar selectivamente, mediante disparos, a derme e
as camadas subdérmicas, produzindo um efeito de diatermia efectivo e localizado.

A utilização de radiofrequência em medicina estética e antienvelhecimento, com a finalidade de reduzir rugas e melhorar as características da pele, tem provocado
uma verdadeira revolução e cativado inúmeras clínicas em todo o mundo.

Existe, hoje em dia, uma tecnologia que veio revolucionar o conceito clássico da endermoterapia. Para além da massagem por rolo e vacuoterapia, associam-se as energias RF e Infravermelhos, com acção potente contra a celulite.

Como actua esta tecnologia?
Esta tecnologia é um dispositivo médico que tem por base a revolucionaria tecnologia que combina a energia de radiofrequência bipolar e a luz infravermelha. Associa também a segura e efectiva mobilização do tecido, melhorando o contorno da superfície da pele através da massagem com rolos simétricos, e vacuoterapia. A sinergia destes quatro componentes
faz com que seja uma solução rápida e efectiva no combate à celulite.

Este dispositivo médico penetra suficientemente fundo no tecido adiposo para tratar eficazmente a celulite. Estima-se que 80% das mulheres a partir dos 20 anos têm celulite e gordura localizada, sem considerar as formas menos estéticas dos seus corpos. Este sistema pode ser a solução efectiva e segura para um cuidado eficaz contra a celulite.

A RF bipolar conduzida: incrementa a difusão de oxigénio intracelular, aquecendo o tecido adiposo a uma profundidade de 15 mm.

Luz infravermelha:incrementa a elasticidade da pele e aquece a gordura subcutânea até uma profundidade de 5mm, além de proteger a pele de qualquer traumatismo.

Massagem com rolos helicoidais: graças aos rolos motorizados com desenho helicoidal, consegue-se uma eficaz mobilização dos tecidos e dos fluidos.

Vacuoterapia:facilita uma eficiente distribuição de energia já que ajuda na penetração das energias descritas anteriormente e à abertura dos vasos sanguíneos
e linfáticos.

Saiba mais na próxima página

Tratamento não invasivo
Este tipo de equipamentos é clinicamente provado para o tratamento não invasivo da celulite e contorno do corpo. Não existe nenhum equipamento que utilize outro tipo de tecnologias que consiga alcançar níveis de profundidade de penetração subdérmica, para uma eficaz e controlada activação do metabolismo do tecido adiposo.

Estudo reafirma eficácia do tratamento
O estudo, conduzido pelas Dr.ª Tina Alster e Elizabeth L. Tanzi, do Instituto de Cirurgia Laser Dermatológica de Washington, concluiu que este tipo de equipamento e a sua tecnologia (sinergia electro-óptica) proporciona um cuidado seguro e eficaz da celulite.

Noventa por cento dos participantes no estudo revelaram uma melhoria global ao nível da celulite, depois do tratamento. O estudo, "Tratamento da celulite através de uma nova combinação de rádio-frequência, luz infravermelha e manipulação mecânica dos tecidos", revela os resultados clínicos deste equipamento em 20 adultos participantes, com vários tipos de pele e níveis de celulite moderados ao nível das coxas e rabo.

Os resultados clínicos deste estudo de sete meses também documentam uma redução na medida da coxa, do lado do tratamento, em 0,8cm. No geral, este estudo revelou um melhoramento de cinquenta por cento na celulite visível um mês após uma série de tratamentos.

Metodologia
É indicado um número médio de 10 tratamentos, com uma frequência de 2 vezes por semana e com uma duração media de 30 a 45 minutos cada tratamento. Os resultados são visíveis a partir do 3º tratamento. Pode-se afirmar que com a utilização deste sistema obtém-se resultados apreciáveis, comprovados mediante biópsias e ultra-sons, como alterações importantes tanto na
estrutura do colagénio, como nas fibras elásticas.

Texto: Alexandra Vasconcelos - Licenciada em Farmácia

Agradecimentos: Clinicas Viver-Ibertronic ;Vela Smooth - Syneron

Fotografia: © Katarzyna Malecka - Fotolia.com