Durante o verão, o sol, o cloro das piscinas e o sal do mar secam e danificam os cabelos. Para além desta agressão normal da época de férias, é tempo de voltar ao trabalho e às rotinas apressadas.
Com o stress, o seu cabelo perde vitalidade e tende a cair. Embora se tratem de quedas de cabelo sazonais, a nossa “moldura” necessita de mimos e prevenir é a palavra de ordem.
São cada vez mais as mulheres que se queixam de perda agravada de cabelo, bem como de problemas recorrentes de caspa, oleosidade nas raízes e pontas quebradiças. Conheça o que pode fazer pela saúde dos seus cabelos. Esta é a altura ideal para começar um tratamento.
O que deve saber...
- Nunca faça colorações, ou frisados, em casa ou no cabeleireiro, com menos de um mês de distância. Todos estes procedimentos ainda que muito melhorados relativamente aos que se faziam antigamente, são agressões ao seu cabelo.
Depois do verão, um bom corte é o primeiro passo: o cabelo recomeça a crescer com força e inicia a regeneração. Depois tente fazer a coloração pelo menos um mês depois do seu último dia de praia para dar tempo ao cabelo de se reestruturar.
- Para manter uns cabelos bonitos a chave reside na lavagem. O champô deve ser sempre de uma fórmula muito suave e a água, com que os molha e enxagua, deve estar morna ou fria.
Os champôs com altos índices detergentes deixam o cabelo crespo e sensível a todos os factores de exposição diária (frio, calor, vento, sol, tintas, escovas). A água quente seca o cabelo e desfaz fibra capilar. Só salvo raras excepções deve passar duas vezes o champô.
Tal como a pele, os cabelos precisam de muito mimo e uma vez por semana, também pedem uma boa máscara de hidratação. A máscara deve ser espalhada por todo o fio de cabelo desde as raízes às pontas (não colocar no couro cabeludo). Para que absorva melhor coloque uma toalha aquecida em torno do cabelo durante 15 minutos.
- Para secar o cabelo, o ideal seria esquecer totalmente o secador e deixar o seu cabelo respirar enquanto seca naturalmente. Na impossibilidade de o fazer, use o secador com moderação, secando-o no sentido raízes-pontas, para acompanhar a formação da fibra capilar e evitando os pentes e escovas.
Nunca esfregue o cabelo com a toalha, dê-lhe apenas uns “aconchegos”, pois o cabelo molhado é mais frágil e tende a partir e espigar. O secador, quando utilizado, deve estar sempre a mais de 10 centímetros do cabelo.
- Ordem para prender: Evite lavar o cabelo todos os dias. É um erro comum que as mulheres cometem. Hoje a moda está a nosso favor e podemos combinar fitas grossas, lenços cheios de classe, gorros, boinas em qualquer ocasião e continuar extremamente elegante. Assim evita as lavagens consecutivas.
Faça apanhados para ir trabalhar: são super práticos e modernos e usam-se tanto lisinhos como desalinhados. No entanto prefira as molas aos elásticos que fazem tensão na fibra capilar.
Os tratamentos disponíveis
Desta forma, o médico consegue estabelecer um diagnóstico adequado. A segunda corresponde à utilização das mais inovadoras técnicas para o tratamento capilar: aplicação de laser Helio-Neón, aplicação de raios ultravioleta, lâmpada de infravermelhos, vibro-massagem e fórmulas regeneradoras.
Soluções efectivas
Cabelo fraco e desnutrido
Solução: Mesoterapia Capilar
A Mesoterapia é utilizada como terapia desde 1930, mas com o passar dos anos tem vindo a adquirir outras aplicações não menos benéficas. Exactamente como em outras partes do corpo, a Mesoterapia é aplicada no couro cabeludo com infiltrações intradérmicas, com substâncias de nutrição capilar e de vitamina B5 pura. Os cabelos recuperam o brilho e a vida, ficando visivelmente mais fortes ao toque.
Cabelo Oleoso
Solução: Tratamento anti-oleosidade
O sebo é uma substância corporal muito benéfica para os cabelos, pois é um dos protectores naturais contra os factores externos. Acontece que quando produzido em excesso, pode ter exactamente o efeito contrario, não deixando o cabelo e o couro cabeludo respirar.
O tratamento anti-oleosidade composto de várias sessões de lavagem com champô especifico, aplicação de ampola purificante sob exposição de uma lâmpada de infravermelhos, tem resultados surpreendentes. O cabelo, de sessão para sessão, recupera o seu equilíbrio próprio, o couro cabeludo estabiliza a produção de sebo e o cabelo readquire a textura e a força perdidas.
Caspa e dermatite seborreíca
Solução: Tratamento laser anti-caspa
O tratamento capilar Anti-caspa actua sobre o couro cabeludo limpando-o, devolvendo-lhe o equilíbrio e fortalecendo o cabelo. Em primeiro lugar coloca-se uma fonte de vapor sobre a cabeça do paciente, conseguindo uma total desinfecção do poros do couro cabeludo. Uma vez lavada a cabeça com um champô especial anti-caspa, aplica-se o laser.
Este laser é um renovador celular que activando o fluxo sanguíneo consegue que as células mais jovens colocadas nas camadas mais profundas venham mais rapidamente à superfície. A reposição das células sãs no couro cabeludo favorece o crescimento do cabelo.
De seguida aplica-se um complexo vitamínico e um vaso-dilatador rico em aminoácidos e zinco. A sua aplicação nos poros do couro cabeludo faz-se graças a uma lâmpada de infravermelhos que permite que a substância penetre através da acção térmica.
A última fase consiste em realizar um varrimento sobre o couro cabeludo com um aparelho vibro-massajador celular com efeitos calmantes. Com este tratamento elimina-se a caspa e a incómoda dermatite, e por consequência o cabelo recupera a vida e a luminosidade.
Queda de cabelo
Solução: Tratamento laser anti-queda
Tal como no tratamento Anti-caspa, prepara-se o couro cabeludo, através de uma fonte de vapor, de forma a abrir os poros. O cabelo é lavado com um champô muito suave e faz-se uma breve massagem.
De seguida, aplica-se uma ampola de uma fórmula tenso-activa que nutre em profundidade o couro cabeludo e as raízes e de seguida aplica-se o laser para que este complexo seja absorvido na totalidade. Com o passar das sessões o paciente nota um significativo decréscimo na queda de cabelo e a própria fibra capilar recupera textura e força.
Comentários