Há marcas, produtos, substâncias e até ingredientes que dispensam apresentação além fronteiras. Outros, mesmo sem currículo internacional, têm uma legião de fãs nos seus países de origem. Descubra quais e porquê e adote-os para melhorar a sua imagem. A beleza é hoje, mais do que nunca, um roteiro capaz de nos levar aos quatro cantos do mundo. E permite-nos conhecer muito do que poderíamos encontrar numa viagem real.

Os atributos naturais desta ou daquela geografia, as suas particularidades culturais e históricas e as pessoas que fazem dos lugares aquilo que estes são. O roteiro aqui proposto permite-nos, em nove coordenadas distintas, vislumbrar um mundo não tão imediato de marcas de beleza. Algumas mais conhecidas e acessíveis por cá, outras mais periféricas e difíceis de encontrar, mas nem por isso menos interessantes.

Na verdade, tendemos a considerar alguns produtos essenciais dependendo da forma como, à luz dos nossos padrões culturais, valorizamos os cuidados de beleza ou os ingredientes que os compõem. Não é, por isso, de estranhar que muitas fórmulas pouco conhecidas Internacionalmente conquistem o estatuto de culto nos seus países de origem.

E, se há coisa que não conseguimos ignorar é um produto de culto, mesmo que tenhamos de atravessar continentes para o experimentar. Portanto, fomos à procura dos mais desejados cosméticos em cada canto do mundo. Cada um, à sua maneira, merece que o fixemos no mapa, e na lista de compras. Deixe-se levar, a viagem começa agora:

- Espanha

Estamos habituadas ao profundo e muitas vezes revolto Oceano Atlântico e, às vezes, precisamos de algo que nos transporte para o calmo Mar Mediterrâneo. Umas férias à beira-mar, o cheiro a maresia, os passeios pelos campos de Ibiza, esquecendo a famosa vida nocturna por momentos. Imagine tudo isto disponível num frasco.

A água de colónia unissexo da Hierbas de Ibiza tem notas de limão, jasmim e baunilha, todas elas evocativas dos ares que se respiram e cheiram na ilha. Este produto está disponível na Skinlife, no Chiado, em Lisboa.

- França

Em França, destacamos o Lait Crème Concentré da Embryolisse, um produto de culto que não falta em nenhuma bolsa de maquilhadora ou modelo. Em Portugal, pode encontrar este leite concentrado hidratante, que leva cera de abelha e manteiga de karité na sua formulação, na Farmácia Sá da Bandeira no Porto e online. Além de hidratar, este produto amacia a pele, favorecendo a reconstituição do filme hidrolítico da epiderme.

- Itália

Passamos de seguida para Itália, com um pedaço de história que atravessa séculos. A Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella foi fundada em 1221 por frades dominicanos com o objetivo de produzir remédios e poções de ervas para utilização no mosteiro. O pot pourri, por exemplo, continua ainda hoje a ter uma legião de fãs à escala global. Este produto cosmético de origem farmacêutica está disponível nas lojas da marca espalhadas pelo mundo.

Veja na página seguinte: Os produtos de beleza que as mulheres usam no oriente

- Egito

De Itália para o Egito. O Egyptian Magic é um bálsamo made in USA mas, reza a história, herdado dos faraós do Antigo Egito. O seu poder curativo aplica-se a estrias, cicatrizes, marcas e pele seca. Nada disto, nem sequer as origens históricas desta fórmula miraculosa, foi cientificamente provado, mas tem uma legião de fãs tão respeitável que lhe damos o benefício da dúvida. Por cá, vende-se em boas drogarias ou online, no site da Amazon.

- Israel

A senhora Gamila soube aproveitar o melhor que a Galileia, a sua terra natal, tinha para oferecer, como o azeite, as ervas medicinais e outros óleos essenciais. Com eles, começou por produzir sabonetes extremamente hidratantes e calmantes e distribuí-los pelos seus conterrâneos. Hoje, a sua pequena empresa, Gamila Secrets, exporta os produtos para muitos países de todo o mundo, Portugal incluído. Estes produtos estão disponíveis nas lojas Perfumes & Companhia.

- Japão

Certamente, já terá ouvido falar da queda que os japoneses têm para os rituais de limpeza da pele, assim como das propriedades purificantes do carvão (é o filtro de água mais comum, por exemplo). Para fabricar o seu carvão, a marca Morihata Binchotan utiliza ramos de carvalho japonês carbonizados, cuja capacidade de absorver impurezas, maus cheiros, e prevenir o desenvolvimento de bactérias, é ainda mais acentuada.

Todos os seus produtos, nomeadamente pedrapomes, venda de olhos, sabonete e pasta de dentes, entre outros, são negros e tão bonitos que parecem comprados numa loja de design. Esta linha de beleza está disponível online em Morihata.com.

- EUA

Uma visita a uma loja Sephora nos EUA prova-nos que as mulheres americanas estão muito mais interessadas em maquilhagem do que em tratamentos de beleza. Os frascos de vernizes, sombras, batons e bases estão em todo o lado e as suas cores vibrantes ofuscam a sobriedade de hidratantes, esfoliantes e máscaras.

Um dos produtos mais vendidos de sempre por lá (e no mundo todo) é a Naked, a palete de sombras em tons básicos da Urban Decay. Um must have para todas as mulheres que não dispensam maquilhagem, mesmo aquela que é invisível, disponível nas lojas Sephora.

- Brasil

A mulher brasileira é muito vaidosa e, por isso, há que pôr os olhos nela e na obsessão que tem com tudo o que saia de folículos capilares, nomeadamente cabelos (sim, muito!) e pelos (não, nada!). O mundo rendeu-se à depilação brasileira e aos produtos que usam para cuidar dos seus cabelos. As suas marcas favoritas são a NuNAAT e a Suave. Estes produtos estão disponíveis em lojas especializadas, como a Carlos Santos Hairshop, em vários pontos do país.

Austrália

O Tea Tree Oil australiano é um óleo essencial ainda mais especial que os outros todos. Pronto, podemos estar a ser injustos, mas talvez só um bocadinho. É utilizado pelos aborígenes australianos há milhares de anos, as suas propriedades anti-sépticas e curativas são amplamente conhecidas e, ao contrário do que acontece com o Egyptian Magic, foram cientificamente provadas. É especialmente eficaz no tratamento de acne. Vende-se em ervanárias e lojas e produtos naturais.

- Moçambique

Feita de raízes e galhos de um arbusto chamado Olax distiflora, que são moídos sobre uma pedra e misturados com água, a máscara mussiro ou n'siro é um dos segredos das mulheres da província de Cabo Delgado, perto da ilha de Moçambique. De cor branca, é aplicada sobre o rosto para proteger a pele do sol mas também para atrair a atenção dos homens.

Essa pasta é usada em estado semi-líquido antes de secar sobre a pele, tornando-se um pó. Diz-se que, antigamente, era usada apenas por virgens e por mulheres cujos maridos se ausentavam. Só nesses casos é que o seu uso era permitido. Atualmente, é considerada um tratamento de beleza usado por muitas mulheres. Está disponível apenas localmente.

Texto: Maria João Marques (autora do blogue The Beauty Routine) com Luis Batista Gonçalves (edição online)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.