A terapia com ventosas é um antigo método terapêutico utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa desde tempos remotos em quase todas as civilizações. Gregos, egípcios e romanos escreveram sobre o seu uso e os seus múltiplos benefícios, tanto físicos como psicológicos.

A sucção exercida pelas ventosas em contacto com a pele, em conjunto com os movimentos aplicados, proporciona uma massagem que ativa a circulação sanguínea e linfática, melhorando os tecidos cutâneos e subcutâneos. Esta situação gera uma estimulação dos fibroblastos e, consequentemente, um incremento na produção de colagénio e elastina.

A drenagem e a mobilização dos depósitos de gordura são facilitadas, ao mesmo tempo que se dá uma melhoria na permeabilidade e absorção dos ativos presentes nos cosméticos aplicados.

Passo a passo
Composto pelas fases de relaxamento, esfoliação, modelagem, envolvimento e embelezamento, este ritual visa proporcionar uma sensação de leveza e de bem-estar.

• Fase 1: Relaxamento
É-nos colocada uma toalha pequena aquecida debaixo da nuca embebida com óleo essencial relaxante. Respiramos profundamente para obter máximo efeito.
Alguns alongamentos e estiramentos dos membros superiores, inferiores e nuca deixarão o nosso corpo mais descontraído.
Duração:
3 minutos

• Fase 2: Esfoliação (opcional)
Realiza-se uma esfoliação à base de ativos marinhos que podem, eventualmente, ser misturados com um óleo adaptado à preparação. A esfoliação é efetuada através de movimentos circulares que se iniciam nas pernas e sobem até às coxas. Para eliminar os resíduos um duche será o ideal.
Duração:
20 minutos

• Fase 3: Modelagem da silhueta
Nesta etapa trabalham-se as seguintes zonas: coxas, abdómen, braços, costas e eminência cervical.

Coxas
Nas coxas é aplicado um sérum ativador, procedendo-se de seguida à modelagem corporal. São efetuados amassamentos profundos insistindo sobre as partes mais congestionadas. É ainda utilizada a técnica de amassamento em espiral e a técnica manual do rolo linear. Depois de serem realizados movimentos tonificantes de vai e vem sobre toda a coxa utilizam-se as ventosas modeladoras de silhueta que irão trabalhar sobre a pele em movimentos lineares, alternados, circulares e com vibrações.
A terapia é aplicada até que a pele ruborize. Em caso de acumulação de gorduras é normal que essas zonas, chamadas zonas frias, estejam sempre brancas. Essa situação deve-se a uma má circulação sanguínea.

Saiba mais na próxima página

Abdómen
Esta zona é trabalhada através de amassamentos sobre todo o ventre e flancos. Para normalizar o trânsito intestinal, são aplicados movimentos circulares no ventre, no sentido dos ponteiros do relógio. É ainda efetuada uma drenagem do cólon. Por fim, são utilizadas as ventosas modeladoras de silhueta sobre o abdómen e respetivos flancos.

Braços
Os braços são por vezes esquecidos, no entanto são uma zona do nosso corpo que, com o passar dos anos, também sofre bastante com a flacidez. Assim, são realizados afloramentos sobre todo o braço, desde a mão até ao ombro. Com uma ventosa modeladora de silhueta trabalha-se, em movimentos lineares, sobre o exterior do braço. De seguida, a técnica é aplicada também na parte interna do braço.

Costas e eminência cervical
Estas zonas também devem ser alvo de atenção nos casos de acumulação de gordura. A execução de afloramentos sobre o dorso, as manobras de amassamentos sobre os flancos e o trabalho com as ventosas modeladoras de silhueta, em movimentos lineares sobre as vértebras, desintoxicam e relaxam estas zonas. A parte inferior das costas, assim como os flancos, as omoplatas e a eminência cervical também serão trabalhadas nesse sentido.
Duração: 25 minutos

• Fase 4: Envolvimento
De acordo com as necessidades de cada pessoa (morfotipo, falta de firmeza, problemas circulatórios, etc.) o envolvimento pode ser aplicado quente ou à temperatura ambiente e pode ter como objetivos adelgaçar, refirmar e drenar. Depois de colocado o envolvimento e de repousar 20 minutos com o produto, é retirado o excedente do envolvimento com uma toalha aquecida e seca. Neste momento, para retirar o efeito colante sobre a pele, é pulverizada água do mar concentrada sobre o nosso corpo.
Duração:
20 minutos

• Fase 5: Embelezamento
Nesta fase final, são aplicados os produtos específicos segundo a nossa necessidade: no caso de pretender um efeito adelgaçante é aplicado um gel termo-redutor sobre as zonas congestionadas. Se pretender combater a falta de firmeza, aplica-se um creme refirmante ou um óleo seco reestruturante. Em caso de necessidade, e para obter um efeito de leveza, é aplicado um pouco de spray tónico nas pernas. Como toque final poderá ainda ser aplicado no decote um creme hidratante, delicado e envolvente, de preferência com uma fragrância revigorante. Durante esta fase final é ainda possível a utilização das ventosas, de modo a favorecer a penetração dos ativos.
Duração:
10 minutos

Benefícios
● Ativação da circulação sanguínea
● Aumento da atividade dos fibroblastos
● Aumento da vascularização local
● Estimulação da drenagem do sistema linfático
● Favorecimento ao nível da nutrição celular
● Melhoria geral das condições cutâneas
● Remodelação corporal (efeitos adelgaçantes e refirmantes)

Edição: Patrícia Velez Filipe
Fotografia: Oenobiol
Agradecimentos: Dermoestética, Algotherm (Soins Marins Algosilhouette)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.