Sempre em evidência e utilizadas em quase todas as actividades, sujeitas às alterações climatéricas, ao meio ambiente e ao passar dos anos, as mãos são uma das zonas do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos envolve. Por isso mesmo, elas requerem um cuidado especial e unhas bem tratadas e bonitas.
Segundo os orientais, as mãos guardam magias, emanam energias curativas e expressam emoções. Cumprimentar, acariciar, curar, confortar, trabalhar, esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadas.
Como a face, as mãos passam praticamente toda a nossa vida expostas às intempéries da natureza como os raios solares, vento, poluição e em contacto com agentes agressivos como a maioria dos produtos de limpeza ou até cosméticos inadequados e de má qualidade.
As mãos constituem assim uma das partes do corpo mais castigadas, pois, diariamente, estão submetidas a múltiplas e constantes agressões externas. Sem dúvida, raramente ter toda a atenção que necessitam e merecem, e por isso envelhecem precocemente e apresentam um aspecto descuidado.
No entanto, umas mãos bem cuidadas e umas unhas arranjadas e bonitas dizem muito a respeito da personalidade de uma pessoa. Elas são, por assim dizer, o nosso cartão de visita. Por isso mesmo não se deve subestimar a sua importância, e mantê-las cuidadas é sinónimo de elegância, tanto para as mulheres como para os homens.
Hoje em dia existem vários tratamentos e técnicas que ajudam a manter as mãos e unhas hidratadas, cuidadas, belas e sensuais. Uma visita periódica a uma profissional garante umas mãos e unhas perfeitas e na moda.
A palavra manicura provém do latim sendo que "manus" significa mão, e cura significa tratamento. Ou seja, a palavra manicura significa tratamento das mãos e das unhas. Podemos mesmo dizer que a manicura é a profissional mais capacitada para aconselhar o melhor cuidado e embelezamento de mãos e unhas para cada cliente.
Esta profissional deve saber detectar também doenças nas unhas, e tem parte activa ao chamar a nossa atenção para a importância que umas mãos elegantes têm na vida em sociedade. Mais recentemente, apareceram as estilistas de unhas, que se dedicam exclusivamente ao embelezamento das unhas (aplicação de unhas falsas, decoração de unhas, piercing de unhas, etc).
Para complementar o trabalho da manicura e da estilista de unhas, poderemos ter alguns cuidados em casa, e saber como cuidar das mãos diariamente. Conheça aqueles que ajudam na prevenção do envelhecimento das mesmas.
Saiba mais na próxima página
Portanto, a hidratação é essencial para manter a humidade normal das mãos, pois a pele seca favorece o aparecimento de irritações e infecções por fungos e bactérias, o que contribui para umas mãos e unhas feias e doentes. As mãos merecem ser bem cuidadas, como qualquer outra parte do corpo.
O essencial para ter umas mãos bonitas e unhas saudáveis é ter uma alimentação equilibrada, pois a carência de vitaminas e o stress contribuem, e muito, para o enfraquecimentos das unhas e desidratação da pele das mãos.
Com o passar dos anos, a gordura subcutânea diminui, tornando as mãos magras, com a pele mais flácida e enrugada. Depois dos 45 anos, muitas mulheres começam a apresentar pequenas manchas castanhas, causadas pelo efeito cumulativo do sol.
Devemos lembrar que a acção do sol na pele é acumulativa e os seus efeitos só vêm à tona anos mais tarde. É óbvio que factores hereditários, algumas patologias, o fumo e até o stress dão uma "mãozinha" no processo de envelhecimento.
Saiba mais na próxima página
Hand Lifting é uma cirurgia plástica que rejuvenesce as mãos. Nesta intervenção, o excesso de pele que provoca a flacidez é retirado. Dependendo do caso, a incisão, quase imperceptível, pode ser feita na borda lateral da mão ou então na região do pulso.
Conforme o tamanho da mão, a incisão não requer mais que oito pontos. A cirurgia é relativamente rápida e não exige hospitalização. A pessoa é operada e volta para casa. A anestesia é local e o pós-operatório é tranquilo.
Após a cirurgia, o paciente deve manter a mão o mais imobilizada possível, por alguns dias, para não prejudicar o processo de cicatrização. Para além disso, não pode deixar de usar cremes hidratantes, indicados pelo médico, e o indispensável protector solar.
A parte visível da unha na verdade está morta. Por isso é que não sentimos dor quando ela é cortada. Apenas a raiz, que fica escondida sob a pele, é que está viva. Mas isso não significa que as unhas não mereçam atenção e cuidados no dia-a-dia... Unhas bem feitas e pintadas, tornam as mãos bonitas, cuidadas e apresentáveis.
Em geral, toda a gente expressa as alegrias com o sorriso, com os olhos e com as mãos. Com modernas técnicas de unhas artificiais, novos vernizes, fantasias e tatuagens, a beleza está nas pontas dos dedos. Tanto curtas como compridas, as unhas são parte essencial na estrutura da mão, e é necessário estremar os seus cuidados para que estejam sempre nas melhores condições, em todos os momentos.
Saiba mais na próxima página
Para além disso, não mostram apenas no seu aspecto as condições externas a que estão submetidas (frio, vento, água, detergentes, etc.), como também são fiéis reflexos de qualquer anomalia interna (física ou psíquica) de que se padeça: carências nutricionais, falta de alguma vitamina, desequilíbrios hormonais, anemia, stress, doenças, etc.
Quem tem unhas quebradiças (normalmente devido à falta de queratina), também não perde nada em tentar compensar a "falha" com os tratamentos de uma profissional. É que há truques que ajudam as unhas a crescer. E, em último caso, pode-se sempre apelar para as unhas postiças. Há-as em todos os tamanhos e feitios e, quando colocadas eficientemente pela estilista de unhas, ninguém percebe que são falsas!
Resultado: as mãos ficam horríveis. Deve-se lembrar que as unhas roídas não são ape¬nas esteticamente condenáveis – afinal, as mãos perdem todo o seu encanto, além disso, esse mau hábito pode facilitar a entrada de diversas bactérias no organismo. Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade.
É preciso ficar constantemente atento para não se deixar levar pela tentação. Isso porque esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Os psicólogos afirmam que roer as unhas, na maioria das vezes, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança.
Essa mania, que é chamada cientificamente de onicofagia, costuma começar na infância, podendo estender-se por toda a idade adulta. Ela não escolhe sexo, sendo comum tanto em homens como mulheres e crianças. Existem, no entanto, várias maneiras de combater este vício. Uma delas é o uso de verniz amargo, outra é colocar pimenta nas unhas. Outra solução mais estética é a aplicação de unhas artificiais.
● Unhas de porcelana
As primeiras unhas artificiais apareceram no mundo do cinema na época dos filmes mudos e a preto e branco. Na falta de expressão linguística e de cores, a expressão física do rosto e do corpo tinha um papel muito relevante e por conseguinte tinha que ser cuidada até ao mínimo pormenor.
Assim, para apresentar mãos impecáveis, foram concebidas unhas em porcelana. Todas as actrizes dispunham do seu próprio kit de unhas "feitas por medida". Estas eram colocadas antes de cada filmagem e removidas depois, para serem cuidadosamente guardadas.
Saiba mais na próxima página
● Resina acrílica
Foi apenas depois da II Guerra Mundial, graças às novas aplicações que os produtos derivados do petróleo permitiram, que fossem fabricadas as primeiras resinas acrílicas. Rapidamente percebeu-se que estas resinas, como monómeros e polímeros (Líquido e pé) poderiam ser facilmente trabalhadas com moldes.
Iniciou-se a "revolução do plástico". Foi assim que se desenvolveu um tipo de resina especial para modelagem de unhas. A porcelana foi esquecida, só sobreviveu em Portugal, que utiliza até hoje o nome "porcelana". As unhas realizadas à base de resina acrílica, muito mais barata e de aplicação muito mais fácil, poderiam ser comercializadas em larga escala.
Todavia, ainda subsiste um inconveniente: a aplicação da resina não é fácil, exige um processo de aprendizagem longo e profundo. Por outro lado, o resultado é "espectacular" e oferece uma grande resistência; o que é muito gratificante para as estilistas de unhas, além de quebrar a rotina do seu trabalho mais corrente hoje: o gel UV.
● Técnicas com gel UV
As unhas realizadas com Gel UV, a "última geração" de unhas artificiais, são muito mais fáceis de aplicar e oferecem os mesmos resultados que as unhas em resina acrílica. Para além disso, podem ser removidas também com muito mais facilidade.
Estes são os motivos do grande sucesso de Gel UV nos salões de beleza e nos centros de estética. As técnicas de gel UV são muito mais acessíveis em termos de aprendizagem.
● Unhas de fantasia/decoração de unhas
Esta é uma tendência muito actual, trata-se simplesmente de embelezar as unhas através de detalhes que se colocam sobre a unha ou unhas, já arranjadas e pintadas. Pode-se aplicar ainda purpurina dourada ou prateada, diamantes, estrelas, luas, tiras de papel, figuras típicas da época, etc. A técnica de decoração em unhas é um trabalho artesanal, onde dominam os desenhos manuais, a técnica das unhas decoradas procura a subtileza, a beleza e a elegância.
● Piercing de unhas
Para um "look" mais atrevido, o piercing é o indicado. Perfurar as unhas e colocar o piercing é um processo que dura apenas uns minutos. Para que o trabalho fique perfeito é fundamental eleger a cor base que destaque e combine com o piercing. A eleição do piercing estende-se não só a corações, argolas, pequenas pérolas ou outras figuras em metal, há também palavras, notas musicais ou nomes próprios. O furo que se faz na ponta da unha é feito com um instrumento específico para piercing. Posteriormente, coloca-se a fantasia desejada e o resultado é uma unha muito original.
Saiba mais na próxima página
● Manicura francesa
Antigamente as damas francesas usavam um polidor e um produto chamado "branco de Espanha" para dar brilho à superfície das unhas e as aclarar por baixo. Assim, as unhas ficavam rosadas, com um bordo muito branco. As americanas retomaram esta técnica e deram-lhe o nome de "French Manicure”. Nesta técnica recomenda-se o uso de vernizes de longa duração sobre uma base revitalizante e um fixador secante. A manicura francesa apresentou, muito recentemente, uma variedade muito interessante, que é combinar cores diferentes e chamativas no corpo da unha e na ponta da unha, tais como: o roxo e o dourado; o verde e o castanho, etc.
Atrofia da unha
Não se deve aplicar unhas artificiais.
Cianose da unha
Apresenta uma cor azulada (não se deve aplicar unhas artificiais).
Unhas com fissuras
Pode-se aplicar unhas artificiais, mas com certos cuidados.
Hipertrofia das cutículas
Devem fazer-se tratamentos de manicura regularmente para hidratar e regenerar a cutícula.
Unhas estriadas
Problema congénito (numa primeira fase devem-se cuidar das unhas com manicura e só depois se procederá á aplicação das unhas artificias).
Manchas brancas nas unhas
Pode dever-se a uma falta de cálcio no organismo. Devem aplicar-se banhos de óleo quente. Pode aplicar-se unhas artificiais.
Unhas espessa e curva
Aplicar banhos de óleo quente. Não aplicar unhas artificiais.
Panarício
Inflamação na matriz da unha. Pode ser provocada pela utilização de alicates de cutículas ou limas não desinfectadas. Fazer uma boa desinfecção e banho de óleos quentes. Não aplicar unhas artificiais.
Unha solta
A pele sob a unha endurece e esta solta-se. Devem fazer-se tratamentos revitalizantes. Não aplicar unhas artificiais.
Micose
Provocada por um fungo vegetal parasita, reconhece-se pela cor amarelada e uma visível degradação da unha. A cliente deve consultar um dermatologista antes de qualquer outro cuidado.
Verdete
A unha apresenta uma cor esverdeada clara ao princípio, mas que vai endurecendo a pouco e pouco. Resulta de uma aplicação incorrecta ou inadequada das unhas artificiais ou da irregularidade da manutenção das mesmas (demasiado tempo entre cada uma).
Saiba mais na próxima página
A qualidade destas unhas permite a qualquer pessoa a colocação de unhas falsas com uma grande facilidade, sem ter de recorrer a terceiros ou a profissionais para as aplicar. No entanto, embora fáceis de aplicar, estes tips requerem o respeito por regras de utilização, fundamentais para assegurar a eficácia de colocação e a duração no tempo.
Fotografia:© BVDC - Fotolia.com
Agradecimentos: Bellsanteur; Prestige; Tina Nails; Visage
Comentários