O processo de retirar a maquilhagem por vezes é chato, irrita a pele e mesmo com paciência, há sempre resquícios de produto que teimam em não desaparecer.

Desde os desmaquilhantes aos produtos caseiros, existem inúmeras formas de garantir que toda a maquilhagem saiu da sua pele e que podem fazer toda a diferença na hora dela respirar. O fundamental é limpar a pele, não só para eliminar a maquilhagem, mas igualmente para remover as impurezas e o excesso de gordura que se vão acumulando ao longo do dia ou da noite.

Um dos primeiros conselhos que temos para lhe dar é o de preferir maquilhagem mais simples de remover, por exemplo, a maquilhagem à prova de água requer o uso de produtos específicos, com mais químicos e, consequentemente mais agressivos para a sua pele e que não saem com tanta facilidade.

Atualmente existe já uma enorme oferta de desmaquilhantes que podem ser comprados no supermercado ou na farmácia. Vêm na forma de toalhitas, gel, cremes, loções e emulsões, para peles sensíveis, secas, oleosas, etc. etc. É tão grande o leque de produtos que muitas vezes a primeira reação é ficarmos confusas. Antes demais existem três passos que deve sempre seguir como rotina: limpar, tonificar e hidratar.

Começando pela limpeza, podemos optar pelos ditos desmaquilhantes, sempre adequados ao seu tipo de pele ou por métodos mais naturais e caseiros como é exemplo o óleo de amêndoas doces ou óleo de coco, mais adequados para pessoas com pele seca mas um dois em um excelente, pois, removem e hidratam a pele em simultâneo. Outro método bastante eficaz é o uso de vaselina: basta aplicar uma camada num pano macio ou algodão para remover o batom, a sombra ou o delineador. Existem outros truques caseiros desde as toalhitas de bebe, ao leite, pepino triturado ou uma mistura de mel e bicarbonato de sódio que é aplicada com a ajuda de algodão. É ir experimentando para ver com o qual se dá melhor. Para a limpeza existem ainda as águas micelares, muito faladas nos últimos tempos: são toleradas por todos os tipos de pele, mesmo as mais reativas e substituem a utilização dos tónicos de limpeza que, por conterem álcool podem tornar-se menos agradáveis.

Desta forma ficamos com uma ideia de como podemos remover a maquilhagem. Não se esqueça de, ao limpar, começar pelos olhos e depois limpar o rosto e o decote! Depois é aplicar o tónico para remover os restinhos que ficam ou água micelar que faz o mesmo efeito. No final termine com o seu creme hidratante habitual e vai ver que a sua pele estará radiante.