Já pensou quantas vezes é que a sua pele é agredida ao longo do dia? Lembra-se de todas as ocasiões em que se deitou sem limpar o rosto com um produto adequado ou, de manhã, se limitou a lavar a cara e sair a correr para o emprego? Não é fácil para o nosso rosto defender-se de todas as agressões a que o sujeitamos diariamente. E, se não o ajudarmos a proteger-se, o espelho vai ser, literalmente, o reflexo do nosso descuido, mostrando-mos uma pele cansada, baça e envelhecida.

Para que a pele possa atuar como um filtro contra os agentes poluentes, é fundamental que esteja limpa. E não são só os poluentes ambientais que contribuem para que a pele acumule impurezas. As células mortas, a gordura, o suor e resíduos de maquilhagem e de cosméticos são outros inimigos de uma tez imaculada.

Hoje em dia, existem soluções cosméticas de limpeza que assumem os mais variados formatos e texturas e que são adaptadas aos vários tipos de pele. No entanto, a adoção deste gesto na nossa rotina diária não dispensa a execução periódica de uma limpeza de pele, realizada pelas mãos de profissionais. Desta vez, não lhe vamos falar de uma limpeza de pele tradicional mas, sim, de um novo sistema, a limpeza de pele ultrassónica.

O que é?

Este novo sistema para limpeza e tratamento cutâneo, ao eliminar as camadas superficiais da pele, estimula a renovação do tecido cutâneo, devolve a elasticidade da pele, deixando-a resplandecente, saudável e mais jovem desde o primeiro tratamento. Para além disso, promove a penetração e potencia a ação dos cosméticos nutritivos e hidratantes e de tratamentos que se realizem.

A limpeza de pele ultrassónica é realizada através de corrente ultrassónica que, ao entrar em contato com a pele, promove uma limpeza profunda e elimina as células mortas, potenciando a renovação celular e a estimulação da produção de elastina e colagénio. Este sistema de microvibrações ultrassónicas (2.800 por segundo) permite esfoliar, limpar a pele e hidratá-la de forma indolor, sendo menos agressiva que as técnicas tradicionais de limpeza de pele, não causando vermelhidões ou qualquer tipo de trauma no rosto.

Preparação para outros tratamentos

Como explica Mariana Morais, médica de medicina estética, «qualquer procedimento nesta área procura sempre obter os melhores resultados possíveis. Para tal, é essencial que aconteça uma boa preparação da pele, de forma a otimizar os tratamentos médicos. A limpeza de pele ultrassónica permite uma esfoliação da camada mais superfi cial da pele assim como uma ativação da circulação».

«Estas características são essenciais para tratamentos que envolvam estimulação da pele, como a mesoterapia da face com vitaminas, tratamento com fatores de crescimento ou peelings. Também se trata de um complemento essencial em todos os tratamentos despigmentantes», refere ainda a especialista. Conforme a médica de medicina estética refere ainda, «na prática clínica é habitual observarmos melhores resultados nas pacientes que se submeteram a tratamentos de preparação da pele».

Veja na página seguinte: Os benefícios da limpeza de pele ultrassónica

Etapas e periodicidade

Cada tratamento/limpeza de pele ultrassónica tem duas fases. Na primeira, é realizada uma higienização profunda e hidratação da pele. Na segunda etapa, é efetuada a tonificação e aplicação de uma máscara para promover o relaxamento muscular. O resultado é uma pele revitalizada e com aparência uniforme.

A periodicidade com que a limpeza de pele ultrassónica deve ser executada é prescrita pelo médico numa consulta prévia (embora o acompanhamento médico não seja obrigatório, é recomendável para que o resultado do tratamento seja mais eficaz) e depende do problema em causa, podendo ser realizada semanalmente, mensalmente ou duas vezes por ano.

Os benefícios da limpeza de pele ultrassónica:

- É indolor.

- A paciente pode retomar, de imediato, a sua vida social (inexistência da vermelhidão da face resultante da limpeza de pele tradicional.

- Esfolia a pele de forma natural, não invasiva e sem efeitos secundários.

- Pode ser realizada, com segurança, em todos os tipos de pele, inclusivamente nas mais sensíveis e vascularizadas.

- Higieniza profundamente os poros, permitindo maior oxigenação e aceleração das trocas celulares a nível epidérmico.

- Nos casos de fotoenvelhecimento provoca uma recuperação visível a nível dérmico e estabelece o equilíbrio do manto hidrolipídico por intermédio da ativação circulatória.

- Facilita a penetração de substâncias ativas, devido à frequência supersónica vibratória, regenerando o tecido celular.

- Nos casos de hiper e hipocromias em geral, tem uma interferência direta na melanina e nos queratinócitos, promovendo um clareamento gradual. pode ser associado a qualquer técnica ou produto despigmentante.

- Remove, de forma indolor, comedões, impurezas, oleosidade e células mortas.

- Atenua manchas e marcas de acne.

- Aumenta a capacidade de absorção da pele e, consequentemente, aumenta a eficácia dos procedimentos cosméticos.

- Rejuvenesce a derme por massagem profunda e ativação circulatória.

Veja na página seguinte: Preço e cuidados a ter

Preço e cuidados a ter

O recurso a este tratamento custa, em média, 55 € e tem uma duração de 70 minutos. É sempre realizada uma consulta prévia de avaliação em que o estado da pele é analisado, verificando-se se se pode avançar para o tratamento ou se é necessário recorrer a outros métodos. Por exemplo, há tipos e «estados» de acne em que não é recomendável fazer limpeza de pele.

4 conselhos fundamentais para uma pele mais saudável

Em casa, limpar a pele de manhã e à noite é fundamental para exibir uma tez mais nutrida e protegida. Estes são os quatro conselhos fundamentais para uma pele mais saudável que deve seguir:

1. Promover a oxigenação dos tecidos cutâneos.

2. Evitar o aparecimento de irritações e infeções.

3. Ajudar a controlar os problemas específicos de cada tipo pele, nomeadamente em termos de oleosidade, secura, etc.

4. Facilitar a penetração dos princípios ativos presentes nos cosméticos.

Texto: Teresa d'Ornellas

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.