Os minerais tornaram-se imprescindíveis na lista de ingredientes da cosmética moderna. O seu poder regenerador e estimulante faz com que os produtos que os incluem se tornem verdadeiros aliados de beleza. Mas nem todos são iguais nem têm os mesmos benefícios. Na cosmética, os minerais atuam como verdadeiros catalisadores que participam ativamente nos mecanismos de defesa e reparação naturais da pele. Descubra os mais indicados para si!

O nosso organismo é incapaz de produzi-los, pelo que o seu fornecimento deve vir do exterior, através de alimentos ou de fórmulas de uso tópico. Estas são muito importantes para potenciar o efeito revitalizante das vitaminas, bem como para estimular a renovação celular, uma vez que produzem uma espécie de bioeletricidade na pele que otimiza a comunicação das células cutâneas. Para além disso, ajudam a manter o nível adequado de minerais essenciais na pele.

A sua carência pode gerar uma série de imperfeições estéticas, como excesso de gordura ou rugas precoces, entre outras... No entanto, nem todos os minerais são iguais nem têm as mesmas propriedades. Apesar de partilharem algumas características, possuem especificidades distintas, que deve conhecer. Desta forma, ao ler a lista dos ingredientes dos produtos de cosmética poderá escolher aqueles que mais beneficiam a sua pele.

Estas são algumas das substâncias que importa ter em linha de conta:

- Enxofre

Participa no processo de depuração, libertando a pele de toxinas. Desta forma, melhora a sua coloração e estimula a luminosidade. Pode encontrá-lo na carne magra, no peixe, no feijão e nos ovos.

- Silício

Estimula a síntese de colagénio, colaborando na regeneração cutânea. Por outro lado, o silicone, seu derivado, é um agente impermeável que protege a pele, reduzindo o aparecimento de rugas. Pode encontrá-lo em algumas frutas (banana) e legumes (cenoura).

- Ferro

Permite a nutrição e oxigenação da pele, conferindo-lhe uma aparência mais saudável. O seu défice deixa a pele mais fina, seca e com falta de elasticidade, além de enfraquecer o cabelo as e unhas. Pode encontrá-lo na carne e na gema de ovo.

- Zinco

Participa na síntese de fibras de colagénio e elastina, fundamentais para manter a firmeza e elasticidade da pele. Ajuda a regenerar os tecidos, previne a formação de cicatrizes e melhora a acne, regulando a atividade das glândulas sebáceas. A acne pode ser um sinal de deficiência de zinco. Também tem uma ação antioxidante, que ajuda a travar o efeito nocivo dos radicais livres. Pode encontrá-lo nas ostras, nas carnes vermelhas, nos ovos, no leite e nos seus derivados.

- Cálcio

Intervém na coesão dos tecidos cutâneos, conferindo-lhes maior resistência e elasticidade. Pode encontrá-lo no leite e derivados, bem como em vegetais de folha verde-escura.

Veja na página seguinte: Os cosméticos que vão para além do que ingerimos

Os cosméticos que vão para além do que ingerimos

Além de obter estes minerais através de cremes de aplicação tópica, é fundamental inclui-los na sua alimentação, já que o seu défice no organismo promove o envelhecimento precoce da pele. A carência de minerais na pele é um problema comum nas mulheres depois dos 50 anos, provocando uma desvitalização intensa que se pode traduzir em perda de luminosidade, rugas marcadas, secura e flacidez.

Apesar de muitos cosméticos incluírem minerais, alguns apresentam dosagens particularmente reforçadas que intensificam a revitalização da pele, como é o caso da Eau Thermale d'Uriage, a água termal mais rica em minerais e oligoelementos. Possui cobre, magnésio, cálcio, ferro e silício. Protege e hidrata, acalma, descongestiona as pálpebras, devolve brilho e vitalidade à pele, refresca e fixa a maquilhagem.

O BB Cream Aperfeiçoador Sublime Peles Mistas a Oleosas de Garnier, disponível em supermercados e hipermercados, também se destaca. A sua textura oil free e a sua fórmula ultra-absorvente, que permite obter um efeito mate duradouro, reduzir os poros, uniformizar e iluminar a pele, inclui perlite, um mineral extraído da rocha vulcânica. Absorve a oleosidade e promove a sua evaporação, sem obstruir os poros.

O Lait Minéral Démaquillant Crema Nera de Giorgio Armani, um leite desmaquilhante que elimina suavemente a maquilhagem deixando a pele fresca e confortável, é rico em minerais de origem vulcânica que estimulam o metabolismo celular. O mais abundante é o sódio.

No caso do Sheer Mineral UV Defense SPF 50 de SkinCeuticals, à venda em farmácias e parafarmácias, com dióxido de titânio, este fluido protetor leve, 100 por cento mineral, proporciona uma cobertura de largo espetro para todos os tipos de pele, mesmo pele sensível, com reações a filtros químicos. Também pode ser usado após um procedimento estético. O derivado natural de artemia salina aumenta as defesas naturais da pele.

O Creme Mésolift, de Lierac, um hidratante para o rosto inspirado na técnica de mesoterapia, é rico em ferro, cálcio, magnésio, cobre, zinco e manganésio, cuja ação é revitalizante. Mas nem só os cremes recorrem a estas substâncias.

Também a maquilhagem, como é o caso de MinerAlize blush da MAC, composto por minerais refinados compactados numa fórmula em pó que providencia um brilho excecional e uma aplicação leve e suave. A cobertura é moldável, conseguindo uma cor cada vez mais intensa mas sem ficar com um aspeto pesado.

Texto: Fernanda Soares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.