Os lábios, pela sua expressividade intrínseca, são indissociáveis da imagem e da harmonia da face. Com o passar dos anos, a boca endurece, dando ao rosto uma expressão dura e amarga. Os lábios perdem volume, as rugas por cima do lábio superior, conhecidas como código de barras, ficam mais marcadas e as do sulco nasogeniano tornam-se mais visíveis. O recurso a modernas técnicas permite, no entanto, alterar a situação. Para corrigir esse envelhecimento, pode optar por vários procedimentos estéticos:

- Laser CO2 fracionado

Esta técnica é também conhecida por resurfacing moderno. «Para eliminar o código de barras tem de se fazer vários tipos de tratamentos progressivos. Primeiro temos de dar firmeza à pele de forma definitiva de modo a que as rugas diminuam um pouco a sua profundidade e isso consegue-se com o laser CO2», explica Alexandra Osório, dermatologista. O laser CO2 fracionado permite uma destruição controlada das camadas superficiais da pele do rosto e estimula a formação de colagénio e elastina sem danificar os tecidos envolventes. São necessárias três a quatro sessões e a recuperação é muito rápida. Preços a partir de 300 € por sessão.

- Ácido hialurónico

«Quando se envelhece, a distância entre o nariz e o lábio superior aumenta, o filtro aplana-se e o contorno dos lábios, bem como o seu volume, diminuem», afirma a dermatologista. Mas estes problemas podem ser corrigidos simplesmente com ácido hialurónico. «Dependendo do tipo de lábio a redefinir, pode fazer-se o contorno labial, redesenhar uns lábios sensuais, hidratados sem rugas e com volume, injetando-lhes ácido hialurónico», explica Alexandra Osório. Preços a partir de 450 € por sessão.

Texto: Rita Caetano com Alexandra Osório (dermatologista)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.