Muitas mulheres queixam-se de acumulação de gordura generalizada, sobretudo no abdómen, na cintura, nas zonas lombar e dorsal e nos tornozelos.

Outras sofrem com pernas cansadas e problemas circulatórios. A longo prazo, também pode surgir flacidez cutânea e/ou muscular nos braços, abdómen, glúteos e coxas, para além de retenção de líquidos e celulite.

Os especialistas das Clínicas Viver, em Lisboa, propõem-lhe um plano muito eficaz, que inclui uma série de tratamentos especializados. Neste caso, o melhor tratamento é a lipocavitação combinada com um tratamento drenante. Para além disso, deve combinar-se uma alimentação equilibrada, saudável e correcta com exames específicos, tais como, testes de intolerância alimentar e tratamentos estéticos eficazes.

A alimentação também desempenha aqui um papel fundamental. De acordo com o nutricionista Miguel Rego, colaborador da Plataforma de Combate à Obesidade da Direcção Geral de Saúde, deve conter todos os nutrientes e pautar-se por um aporte calórico menor do que a quantidade de calorias que queima, para manter ou aumentar a percentagem de músculo.

A lista de alimentos recomendados para pessoas que sofram destes problemas inclui água, fruta, sopa e saladas coloridas. Já a lista dos alimentos desaconselhados é preenchida por refrigerantes, produtos de pastelaria e carnes gordas. Além do que come, o modo como o faz também tem relevância.

Uma boa distribuição das refeições implica que tome um pequeno-almoço abundante, um almoço ligeiro e um jantar muito ligeiro. Para o meio da manhã e o meio da tarde, opte por iogurte, queijo fresco ou fiambre de peru com 0% de gordura, fruta, sumo de tomate ou cenouras cruas e beba líquidos abundantemente.

Para obter resultados mais rápidos e duradouros, pode também recorrer a complementos alimentares. Ingira fibra para saciar e reduzir o apetite e beba chá vermelho (que contribui para perder peso naturalmente) e infusões de cavalinha, dente-de-leão, salva ou louro, que são diuréticas.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.