A oleosidade da pele pode ser causada por diversos fatores, como é o caso da poluição, que estimula as glândulas sebáceas e provoca um efeito brilhante, efeito este que se adensa também devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir durante os meses mais quentes.

A oleosidade no cabelo não é necessariamente má, mas pode trazer alguns problemas sérios como a queda de cabelo, caspa ou dermatite, se for em demasia. Assim, a oleosidade, por vezes, é difícil de combater, no entanto, existem alguns cuidados e truques, que podem ajudar a resolvê-la ou até mesmo a evitá-la.

1. Use protetor solar

O que pode estar na origem da oleosidade é a proteção da pele. Desta forma, se usar o protetor solar já está a protegê-la, impedindo assim a formação de oleosidade.

2. Lave bem a sua pele

Para além da lavagem normal, deve utilizar também um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, especialmente no rosto. Ao mesmo tempo, deve também utilizar esfoliantes de 15 em 15 dias de forma a retirar as células mortas e as impurezas.

3. Tenha atenção à temperatura da água

É importante que, ao tomar banho, regule a temperatura da água. Deve optar por morna ou fresca, pois a água demasiado quente incentiva a produção de sebo por parte do organismo.

4. Use maquilhagens leves

Muitas mulheres utilizam pó para retirar o excesso de oleosidade, no entanto, não é uma boa opção. De forma a reduzi-lo deve optar por maquilhagens mais leves ou então simplesmente por um protetor solar com cor, que evita a oleosidade.

5. Evite usar produtos no cabelo sem passar por água

Umas das causas para a oleosidade capilar são o restos de resíduos que se acumulam e que aumentam a produção de sebo, podendo mesmo originar a propagação de fungos e bactérias.

6. Lave o cabelo em dias alternados

Lavar pouca vezes o cabelo aumenta a oleosidade, no entanto, a lavagem demasiado frequente produz o mesmo efeito. Desta forma, evite lavar o cabelo todos os dias, também não sendo aconselhável que passe mais de três dias sem lavar.

7. Evite deitar-se com o cabelo molhado

Quando for dormir o cabelo deverá estar totalmente seco. Caso não o faça, existe uma vez que tem propensão para o aparecimento de caspa, queda de cabelo e fios quebradiços.

8. Use pó de talco

Se pretender reduzir a oleosidade sem lavar o cabelo, pode aplicar pó de talco na raiz e massajar com os dedos. Este produto permite absorver a oleosidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.