Já não é segredo para ninguém que para se ter uma pele perfeita, é necessário desmaquilhá-la bem. Temos tendência para subestimar a importância dos gestos simples. Contudo, a desmaquilhagem é uma das etapas mais importantes do ritual de beleza. Não só elimina a maquilhagem como remove todas as impurezas provocadas pela poluição, pelo excesso de sebo e pelo suor, acumuladas ao longo do dia.

A limpeza do rosto assinala o fim da jornada e deve ser vista como um momento sereno e agradável, distante do quotidiano agitado. Em Portugal a desmaquilhagem ainda é feita de manhã no duche, muitas vezes com produtos inadequados. E, à noite, quando a pele mais precisa, é, em muitos casos, com a desculpa do cansaço e/ou da hora tardia, ignorada. As dúvidas também continuam a ser muitas.

Devemos desmaquilhar-nos com um algodão, uma esponja ou com os dedos? O que acontece se nos esquecermos de limpar a pele? Como descobrir a textura certa para cada tipo de pele? Para descobrir a resposta a estas e a outras questões, o melhor é continuar a ler este artigo. Para ajudar quem vive consigo, veja também os erros de beleza que os homens ainda cometem.

Estes são os produtos e os gestos a privilegiar para conseguir uma desmaquilhagem perfeita:

- Espuma

Com este tipo de produto, deve falar-se de limpeza, mais do que de desmaquilhagem. Para muitas mulheres, uma pele limpa passa obrigatoriamente pela utilização de água. Este tipo de consumidora gosta de texturas densas que em tudo se assemelham a sabonetes suaves, à base de glicerina, tensioativos, alcoóis e polímeros que, em contacto com a água, formam uma espuma espessa.

É mais indicada para peles normais a mistas, mas já existem fórmulas sem sabão ou espumas micelares adequadas a peles sensíveis. Para aplicá-la deite uma noz de produto na palma da mão, criando o máximo de espuma que conseguir, até esta atingir o tamanho de uma bola de golfe. Esfregue-a suavemente na pele até se fundir completamente e enxagúe com água.

- Óleo

Naturalmente atraídos pelas partículas oleosas da maquilhagem e pelo sebo, os óleos são indicados para as pessoas de pele oleosa, que podem usá-los sem medo. Especialmente porque, hoje em dia, a maioria das fórmulas são emulsionadas com água, proporcionando uma sensação de limpeza profunda. Existem várias versões de óleos que se adequam a diferentes tipos de pele. Aplique-o com os dedos fazendo uma massagem demorada no rosto e de seguida remova com um disco de algodão embebido em água ou em tónico.

- Gel

É um produto apreciado, sobretudo, pelas mulheres mais novas. Na sua fórmula integra água, agentes de gelificação, agentes tensioativos... A textura tanto pode fazer muita espuma como quase nenhuma.

Os produtos mais originais são formulados com níveis elevados de glicerina que aquece a pele e limpa profundamente os poros. Emulsione o produto com as pontas dos dedos. De seguida, enxague com água morna para libertar impurezas. Finalize com um tónico adstringente para fechar os poros.

Veja na página seguinte: Outros produtos que também pode usar para se desmaquilhar

- Leite e tónico

É a combinação preferida de muitas mulheres a partir dos 40 anos. Nesta fase da vida, preferem texturas untuosas para a pele mais sensível e seca. Formulado a partir de uma emulsão leve e de gelificantes, o leite dissolve os pigmentos prendendo-os nas gotas de óleo. Com uma boa capacidade desmaquilhante, remove todas as impurezas (exceto a maquilhagem mais teimosa) e deixa a pele macia.

Depois, basta usar o tónico certo (não demasiado alcoólico para não secar a pele) para remover vestígios de maquilhagem. Aplique deitando um pouco de leite na palma da mão, espere uns segundos e aplique o produto com os dedos em pequenos movimentos circulares.

É preferível do que aplicá-lo com algodão. A formulação deste produto é habitualmente mais suave e o ligeiro aumento de calor causado pela massagem permite a liquidificação rápida de agentes oleosos.

- Água micelar

Trata-se de uma solução cheia de microgotas de óleo invisíveis (micelas que apanham as impurezas) e surfactantes suaves. É ideal para mulheres ocupadas, porque é simples e fácil de usar (limpa e tonifica o rosto num só gesto), e adequa-se a peles mistas e oleosas. Embeba bastante bem um disco de algodão. Quanto mais molhado, maior é a eficácia.

- Bálsamo

Para as americanas e também para muitas outras mulheres, os bálsamos de textura fundente são a febre mais recente. Eficazes e muito delicados, combinam nas suas fórmulas óleos, ceras e manteigas que confortam a pele seca, avessa à limpeza com a água da torneira. E as marcas de cosmética parecem ter-se apercebido disso nos últimos anos!

Um dos triunfos cosméticos é o dos bálsamos desmaquilhantes. Produtos que apresentam fórmulas delicadas, na forma de cremes ou geles fundentes, para aplicar suavemente com a ponta dos dedos. Além de serem muito eficazes, uma vez que nem as máscaras waterproof lhes sobrevivem, limpam a pele sem agredir a camada hidrolipídica da epiderme.

Texto: Madalena Alçada Baptista