Ter produtos de maquilhagem espalhados pela bancada é uma realidade com que muitas mulheres ainda se deparam diariamente.

Mas esta é altura perfeita para arregaçar as mangas, arrumar e organizar de uma vez por todas todos os seus produtos de maquilhagem.

Se não sabe por onde começar, dê uma vista de olhos nas dicas que temos para si.

1. O primeiro passo é juntar todos os seus produtos e analisar o que é para guardar e o que é para deitar fora. Só assim vai conseguir organizar a sua maquilhagem. Dê uma volta pela casa de banho, pelo quarto, closet, cozinha e sala e de certeza que vai descobrir produtos espalhados por todas as divisões. Junte tudo o que encontrar e divida por categorias.

2. Analisar as datas de validade é o segundo passo e talvez o mais importante. Se o produto já tiver expirado, deite-o fora para evitar infeções. Se não conseguir encontrar a data ou não se lembra de quando comprou, analise-o e veja a textura, cor e cheiro. Se tiver estragado vai perceber rapidamente.

3. Se não se lembrar da última vez que usou determinado produto, lixo! É porque não precisa dele e não o vai utilizar brevemente de certeza.

4. Se usou determinado produto recentemente e não gostou do efeito, da cor ou da textura, de certeza que não o vai utilizar novamente, por dê-o a alguma amiga!

5. Os produtos de maquilhagem devem ser escolhidos especificamente para cada pessoa, e quando se fazem compras por impulso ou são produtos oferecidos por outras pessoas, o mais provável é que estes não tenham o tom ou textura ideais para conjugar com a sua pele. Neste caso, o melhor é também livrar-se dessas bases mais escuras ou com texturas que não gosta e investir em produtos específicos para si.

6. Se não a usa aquela base de marca que lhe custou quase um ordenado,  procure uma forma de a utilizar. Uma boa solução é misturá-la com um tom mais claro ou com um pouco de creme hidratante.

7. Sabe aquela sombra de olhos que a sua amiga adora mas que nunca usa? Ofereça-lha! Se acha que alguém vai dar mais e melhor uso a um dos seus produtos não tenha medo de o oferecer.

8. Produtos duplicados ou triplicados? Para quê? Utilize só um de cada vez e assim que terminar passe para outro novo. Não acumule. Este ponto é muito comum no caso dos vernizes cor de pele, glosses de brilho ou batons vermelhos.

9. Ao organizar os produtos por categorias arrume-os separadamente em caixas ou divisórias próprias, de acordo com o espaço que tem disponível para o efeito. Tenha sempre o cuidado de quando utilizar alguma coisa a voltar a arrumar no sítio, para evitar o caos novamente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.