Sabia que a temperatura do banho pode tornar-se uma terapia dependendo das necessidades do seu corpo? Pois é, o facto de tomar banho de água quente no inverno faz com que o seu corpo relaxe automaticamente, enquanto tomar banho de água fria no verão faz com que ele desperte.

Cada temperatura tem os seus benefícios, independentemente da estação do ano, e por isso, precisa de descobrir qual se adequa a si neste momento.

Banho de água quente

Relaxante: O facto de a água quente cair pela sua cabeça e costas faz com que ajude a aliviar a tensão acumulada, bem como a rigidez dos músculos.

Poros: Uma das grandes vantagens de tomar banho de água quente é ajudar a sua pele a ficar mais bonita. Esta é um dos aliados para prevenir as borbulhas e acabar com os poros de uma vez por todas.

Ansiedade: Nos dias em que estiver mais ansioso, experimente tomar um banho. Este vai fazer com que os níveis de ocitocina aumentem e a ansiedade acabe por acalmar.

Gripe: A água quente é basicamente um descongestionante por isso quando estiver com gripe opte por tomar um banho de água quente para conseguir desentupir o nariz e tentar aliviar alguns dos sintomas.

Resistência: A água quente é ótima para fazer com que o seu corpo se torne mais resistente e produza mais proteínas.

Banho de água fria

Acordar: Nem sempre é fácil sair da cama, mas se o fizer com um banho de agua fria vai notar que o seu corpo vai despertar mais depressa para o dia que o espera. Isto acontece porque a temperatura mais baixa ajuda a que o seu corpo ganhe mais oxigénio.

Peso: Pode parecer mentira, mas a água fria estimula as gorduras positivas do seu corpo, o que faz com que as negativas sejam libertadas e, por isso, seja mais fácil perder peso.

Cabelo: Esta é uma das dicas mais antigas no que diz respeito aos cuidados capilares e que continua a funcionar. Para tornar o seu cabelo mais bonito e forte opte por tomar banho de água fria. Caso contrário vai notar que o seu cabelo vai ficar mais seco e sem brilho.

Stress: Não há nada melhor para aliviar o stress do que um banho de água fria. Isto vai ajudar a sua mente a libertar-se de todos os problemas ainda que momentâneamente.

Corpo: Já parou para perguntar o motivo pelo qual os atletas tomam banho de água fria a seguir aos jogos? Se sim, isto acontece porque as temperaturas baixas ajudam a diminuir as dores musculares e fazem com que a recuperação seja mais rápida.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.