A cera não deve ser reutilizada nem estar demasiado quente. A remoção não deve recorrer a puxões exagerados e deve ser feita por profissionais qualificados, sempre com recurso a luvas.

Importa, ainda, que o instituto de estética cumpra todas as regras de higiene e limpeza do local, que utilize produtos certificados e esterilizados e que tenha sempre um kit básico de saúde e desinfeção, necessário em caso de pequenos sangramentos.

Se a cera for bem aplicada e bem removida, se não estiver a encravar os pelos, se houver o cuidado de hidratar a pele antes e depois do tratamento, a depilação em instituto não tem qualquer desvantagem.

Vantagens

Este método permite extrair o pelo pela raiz permitindo um maior espaçamento entre depilações e pode, ainda, contribuir para o enfraquecimento do pelo, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a lâmina. Ao cortar o pelo deixando a raiz, ele crescerá com mais força.

Este crescimento pode provocar prurido e ser menos agradável ao toque, como muitas pessoas já terão experimentado. Tenha ainda em atenção que a depilação com cera de instituto deve ser executada por profissinais qualificados, com recurso a luvas e outros cuidados de higiene.

Outras opções

A cera depilatória de utilização doméstica é uma alternativa prática, fácil de usar e mais económica, permitindo obter os benefícios da extração com cera sem sair de casa. As máquinas elétricas também arrancam o pelo pela raiz, mas o processo é mais moroso e doloroso. Alguns destes aparelhos têm soluções para minimizar o impacto da dor, mas são mais dispendiosos.