Todas as pessoas têm vários produtos de beleza em casa, mas por vezes só se lhes são atribuídos uma finalidade. A verdade é que a maioria destes produtos mais simples têm várias utilizações.

Assim sendo, porque não saber quais são e rentabilizar o que já tem da melhor maneira?

Saiba já quais são os melhores truques e aprenda a torná-los mais versáteis.

Deixar o batom mate

A dica de aplicar pó translúcido depois de aplicar batom você já deve conhecer, mas um ótimo truque é também escolher um blush em pó opaco com um tom semelhante ao do batom e ir aplicando o produto nos lábios com a ponta do dedo. Isto também ajuda o batom a não perder a intensidade da cor ao longo do dia.

Falta de eyeliner

Utilize a sua máscara de pestanas para substituir o eyeliner. Basta usar um pincel fininho de ponta adequada para retirar o produto e aplicar normalmente como se fosse eyeliner.

Iluminar o olhar

Sabe aquele iluminador com partículas brilhantes? Transforme-o numa sombra de olhos! Coloque um pouco na pálpebra para dar brilho ao seu olhar. E, da mesma forma que utiliza o iluminador como sombra, pode utilizar a sombra como iluminador. Coloque uma sombra pérola ou rosé e aplique nas têmporas, no nariz, no V da boca, tal e qual onde coloca o iluminador.

Controlar as sobrancelhas rebeldes

Quando não tem uma máscara incolor por perto, a melhor alternativa é borrifar um pouco de laca para cabelo numa escova para sobrancelhas e passar levemente. Atenção à quantidade pois se carregar demais pode acabar por ficar com as sobrancelhas excessivamente duras. Caso não tenha nenhuma escova de sobrancelhas pode sempre usar uma escova de máscara de pestanas antiga. Basta lavar a escova e está pronta a ser usada como pente de sobrancelhas.

Corretor improvisado

Uma segunda camada de base em pontos estratégicos, como por exemplo olheiras ou manchas na pele quando não se tem o corretor, é uma boa opção. Aplique com o dedo exatamente no sítio que quer disfarçar.

Blush cremoso

Utilize um batom de cor leve e com o seu dedo aplique levemente nas maçãs do rosto. Simples e infalível.

Fazer caracóis com placa de esticar o cabelo

Muitas pessoas sabem desta dica, mas duvidam que funciona, mas acredite... funciona mesmo! Para isso só precisa de papel de alumínio - sim, o de cozinha - fazer pequenos rolinhos com mechas de cabelo e fechá-los no papel de alumínio e pressionar com a placa durante cerca de 10 segundos.

Utilizar amaciador como creme de depilação

Caso faça depilação com gillette em algumas zonas, coloque nas que vai depilar um pouco de amaciador de cabelo e só depois a gillette. Vai ver que a sua pele vai ficar muito mais suave.

Camuflar a oleosidade

Antigamente o pó de talco era usado como uma espécie de champô. Este absorve a humidade dos fios de cabelo e pode ser uma solução de emergência quando eles estão muito oleosos. Coloque apenas na zona necessária, como por exemplo a franja, se for o caso, e espalhe bem. Claro que se quiser pode sempre usar os champôs secos, que hoje em dia já estão a ser comercializados por muitas marcas.

Nova sombra de olhos

Se não tem uma sombra de olhos básica que sirva para o dia a dia use o seu blush e o pincel do mesmo para aplicar nas pálpebras móveis. Assim terá uma sombra discreta, mas que irá dar um toque de cor ao seu olhar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.