Uma investigação francesa garante que as mulheres que usam saltos com mais de 10 centímetros são mais cortejadas pelos homens. A verdade é que elas e eles concordam numa questão. Os sapatos de salto alto são lindos. Senão mesmo uma obra de arte. Tornam as mulheres mais elegantes e dão-lhes outra presença. Mas doem. Muito! Na realidade, por mais que adorem a sua coleção de sapatos, as mulheres gostam muito mais de usar pantufas, ténis, tudo o que tenha uma sola rasa e seja confortável.

Isso implica que estudem bem as ocasiões em que vão usar os ditos sapatos de salto alto. A escolha recai, naturalmente, nos eventos em que podem exibir os sapatos e ficar sentadas durante longos períodos de tempo. Porém, no imaginário masculino, as mulheres deviam andar sempre em cima do salto! Se, ainda assim, prefere calçado mais baixo, não deixe de ver a nossa seleção de botins baixos para todas as ocasiões.

Nicolas Guéguen, da Université de Bretagne-Sud, em França, liderou uma investigação sobre o tema. Pediu a uma mulher que se passeasse na rua e inquirisse transeuntes masculinos. Ela ia alternando entre sapatos pretos rasos, sapatos com salto de cinco centímetros e sapatos com salto de dez centímetros. Quando usava estes últimos, 83% dos homens aceitavam responder ao inquérito, face a 63,3% relativos aos saltos médios e a 46,7% aos saltos rasos.

O fator solidariedade

Nicolas Guéguen também observou as reações de 180 homens e 180 mulheres, no momento em que quatro mulheres deixavam cair, individualmente, uma luva no chão. Cada mulher usava uns sapatos com uma altura diferente. O resultado da experiência superou a anterior. Nesta, 93% dos homens auxiliaram a mulher de saltos mais altos. Embora não tivessem uma atitude indiferente, a percentagem de espetadoras femininas que devolveu a luva à mesma mulher foi bastante inferior, não ultrapassando os 52%.

O investigador francês quis ainda saber até que ponto os saltos altos influenciavam a decisão de abordar uma mulher, especialmente num bar. Nicolas Guéguen confirma que, de facto, os homens demoraram apenas sete minutos a aproximarem-se de uma mulher que usava saltos de dez centímetros e 13 minutos para as restantes. O estudo foi publicado, em novembro de 2014, na revista científica Archives of Sexual Behavior.

Texto: Filipa Basílio da Silva