Nos dias que correm, manter um casamento não é tarefa fácil. Aceitar as diferenças, evitar discussões e viver num ambiente de partilha e harmonia são alguns aspetos imprescindíveis para manter uma relação saudável. Com base em relatórios divulgados pela American Psychological Association, associação que reúne alguns dos principais psicólogos dos Estados Unidos da América, apresentamos-lhe, de seguida, os passos que deve dar em direção a uma vida a dois feliz.

1. Construa a união baseada na partilha da intimidade e identidade, definindo em simultâneo as fronteiras que determinam a autonomia de cada elemento.

2. Distancie-se emocionalmente da sua família. Não vale a pena deixar de os ver mas apenas manter a distância suficiente para que a sua identidade seja independente da dos seus pais ou irmãos.

3. Fomente uma relação sexual rica e satisfatória e proteja-a da interferência do trabalho e das responsabilidades familiares.

4. Mimem-se. Satisfaçam as necessidades de confiança, encoragem-se e apoiem-se mutuamente.

5. Use o humor e o riso para relativizar as coisas e para evitar a monotonia e o isolamento.

6. Para os casais que vão ter um filho, aceitem o intimidante papel de pais e preparem-se para o impacto da chegada de um bebé. Continuem a proteger a privacidade enquanto indivíduos e casal.

7. Mantenha viva a chama dos momentos românticos iniciais, as imagens de paixão, enquanto enfrenta as mudanças impostas pelo tempo.

8. Enfrente e domine as crises inevitáveis da vida.

9. Mantenha a força dos laços matrimoniais face às adversidades. O casamento deve ser um porto seguro no qual ambos devem ser capazes de exprimir as suas diferenças, ira e conflito.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.