Conseguir um relacionamento duradouro nos tempos que correm é uma verdadeira proeza. A vida agitada dos dias de hoje não favorece as relações mais longas e, às primeiras dificuldades, são muitos os que desistem de um quotidiano em casal. Ainda assim, existem exceções. Casais que conseguem contornar os obstáculos e vencer a rotina. Cláudia Morais, psicóloga e terapeuta familiar, esclarece o que têm por hábito fazer para o conseguir.

1. Apoiam-se mutuamente na concretização dos sonhos de cada um

Conhecem a importância dos sonhos de cada um e lutam, juntos, para que essas ambições se concretizem. Às vezes há um que parece apagar-se para que o outro brilhe e vice-versa.

2. Lembram-se de que são um casal mesmo quando não estão juntos

Isso pode significar telefonar de propósito para dizer que está a passar a sua música preferida na rádio. Enviar um e-mail com uma notícia de jornal sobre uma das suas áreas de interesse é outro exemplo. Aquilo que se diz nestes gestos é sempre a mesma coisa… Gosto de ti!

3. Zangam-se

As pessoas aborrecem-se (e sofrem a cada discussão), mas sabem que os conflitos são essenciais à manutenção de uma relação íntima. Quanto mais segura uma pessoa se sentir dentro da sua relação, maior é a probabilidade de se zangar da forma certa.

4. Tocam-se com frequência

A ciência mostra que o toque das pessoas que amamos é curativo. Uma simples dor de cabeça ou uma terrível dor crónica podem não desaparecer milagrosamente quando a pessoa que amamos nos toca. Mas há um alívio destes e de outros sintomas quando a pessoa com quem construímos uma ligação segura agarra a nossa mão.

Texto: Carlos Eugénio Augusto e Luis Batista Gonçalves (edição digital) com Cláudia Morais (psicóloga e terapeuta familiar)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.