De acordo com o estudo, encomendado pela HomeAway e desenvolvido pela OnePoll, um terço dos portugueses afirma que as férias os tornam mais felizes do que a vida amorosa ou um excelente dia no trabalho. No total, foram inquiridos 4375 pais, com filhos entre os 0 e 16 anos na Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal e Reino Unido.
Para os 625 portugueses inquiridos, o principal motivo das férias trazerem mais felicidade do que qualquer outro acontecimento é a oportunidade de poderem passar mais tempo com a família, amigos e outros entes queridos (52%), estarem a uma curta distância da praia (39%) e de colocarem o sono em dia (31%).
Contudo, a felicidade pós-férias dura em média sete dias. Para perdurar o sentimento de felicidade pós-férias, os portugueses admitem que gostam de voltar a reunir com os companheiros de viagem (22%), pensam em reservar outra viagem assim que regressam (18%) e gostam de exibir a pele bronzeada (+17%).
Outras conclusões do estudo indicam que os turistas lusos tentam manter ao máximo a sensação de felicidade ao partilharem fotos das suas férias nas redes sociais (17%), a ouvirem a playlist das férias (15%) ou a recriarem a experiência de férias em casa, trazendo consigo especialidades típicas ou bebidas locais (14%).
O mesmo estudo, revela ainda que 37% dos portugueses sentem-se mais felizes ao usufruir de umas férias maravilhosas, mais do que passar uma noite romântica com o/a seu/sua companheiro/a ou ter sucesso no emprego (2%).
Apenas 1% afirma que a despedida de solteiro/a foi o melhor momento de férias da sua vida, com a maioria a optar pelas primeiras férias com os filhos (29%), a lua-de-mel (26%) ou as primeiras férias sem os pais (15%).
As férias que nos transmitem maior felicidade são na praia (59%), seguidas de férias numa ilha tropical (16%) – apenas 4% afirma que é mais feliz ao usufruir de férias na cidade.
Detox Digital
Após ter sido uma tendência nos últimos anos, o “always on” ou “sempre ligados” está a perder seguidores. Os portugueses estão a optar por estadias de férias em que desenvolvem estratégias para se desligarem do mundo digital enquanto estão fora do escritório.
25% dos inquiridos desliga os telemóveis e não consultam o email durante as férias, 23% admitem fazer horas extraordinárias antes de partir de férias para poder relaxar quando estiverem ausentes, 17% estabelecem uma proibição total de quaisquer conversas sobre trabalho durante as férias e 15% recusa-se a ver ou ler notícias para poder desligar completamente.
A pesquisa da HomeAway revela que os turistas portugueses estão também a tornar-se cada vez mais conscientes das situações que podem estragar o seu espírito positivo nas férias. Sítios sobrelotados como hotéis, ter que estar perto de outros turistas e não ter privacidade ou espaço suficiente, são alguns dos maiores inconvenientes experienciados pelos portugueses em férias. Estas situações podem explicar os motivos de 23% dos turistas portugueses optarem por ficarem numa casa alugada durante as férias de verão.
Comentários