“E viveram felizes para sempre” não tem de acontecer só nos contos de fadas!

1º Segredo dos casados e felizes: Partilham sonhos

A maioria dos casais felizes tende a pensar fortemente como uma unidade inquebrável. Tal união só pode manter-se quando os sonhos de ambos assentam num denominador comum. Um sinal de que um casal está verdadeiramente unido é quando falam de si como uma unidade, usando “nós” em vez de “tu e eu”. Quando criam a sua própria história de amor, os casais bem-sucedidos e felizes nunca mudam o seu enquadramento mental e agem como uma equipa, mesmo inconscientemente. Mantêm-se altamente motivados por um objectivo comum. Nunca perdem de vista o seu objectivo comum e estão preparados para trabalhar arduamente para se aproximarem o mais possível dos seus sonhos.

2º Segredo dos casados e felizes: Transformam o sexo numa aventura

O sexo é muito mais do que uma forma de exercício que nos faz transpirar. Tende a unir os parceiros quando estes estão prestes a afastar-se. Nunca deixa de preenchê-los com calor e amor um pelo outro.
Claro que é difícil manter as relações sexuais sempre inovadoras ao longo dos anos, mas se o casal aceitar este facto como uma regra inalterável, o sexo vai ser proveitoso. Mantenha-se no seu rumo e nunca se arrependa do tempo e da energia que despende para fazer com que a sua sexualidade floresça.

3º Segredo dos casados e felizes: São os pilares de força um do outro

Cortar o cordão e deixar a família onde nos tornamos o que somos hoje é um passo gigantesco. Mas é inevitável que um casal bem-sucedido funcione como um todo. Deve definir os limites entre a vossa união e as respectivas famílias. Sempre que houver alguma tensão entre “você” e “eles”, é importante que se mantenham unidos em prol da vossa própria felicidade e não se centrem em “esmagar o adversário”. Se agirem como uma equipa, vão conseguir aliviar muita da pressão que a família coloca inevitavelmente nos seus membros.

4º Segredo dos casados e felizes: Aprendem a discutir

As discussões são um problema frequente. É impossível evitá-las quando duas pessoas co-habitam. O problema é que muitos casais não conseguem abordar e resolver conflitos de forma construtiva.
O mais importante é manter a calma e não se afastarem do tema central com que estão a lidar naquele momento. Isto vai impedir-vos de ir buscar conflitos mal resolvidos do passado ou mesmo outros pontos de (des)ordem que costumavam aparecer constantemente. O outro ponto crucial é respeitar a perspectiva do outro, custe o que custar.

5º Segredo dos casados e felizes: Reservam tempo para os dois

É importante manter um sentido de individualidade apesar de fazerem parte de uma união de duas pessoas. A noção de individualidade pode ser mantida através de actividades que façam sozinhos, como por exemplo quando estão no trabalho ou quando se dedicam a um hobby.
A confusão da sua rotina diária vai fazer com que o tempo que podiam passar juntos seja agora passado com os filhos, contas, possíveis tarefas domésticas, etc. Não se esqueçam que é imprescindível reservar um período só para os dois, para que não se esqueçam que se amam e porque se amam. O “nosso tempo” é crucial para manter uma vida sexual próspera e manter o romance. Marquem agora o vosso tempo a sós, quer seja para irem ao cinema ou jantar às luz das velas – só para os dois.

6º Segredo dos casados e felizes: Amigos para sempre

Todos os relacionamentos bem sucedidos assentam numa amizade sólida. A amizade é uma entidade que lhe permite confiar e lhe dá força e coragem para mostrar a sua vulnerabilidade. É também um laço que permite aliviar conflitos. Os parceiros devem ser sempre o porto seguro um do outro. Devem poder falar sobre tudo e sobre nada. Mas devem também conseguir desfrutar dos momentos de silêncio juntos.

7º Segredo dos casados e felizes: Desafiam as probabilidades para consolidar a união

Somos constantemente desafiados por inúmeros obstáculos imprevisíveis, como doença, desemprego ou morte de um familiar próximo. Muitos casais tendem a desistir nestas alturas; os que se mantêm de cabeça erguida e ultrapassam as adversidades tornam-se mais fortes de cada vez que o destino decide desafiá-los. Tais casais relembram-nos constantemente que as frases “para o bem e para o mal” e “até que a morte nos separe” são verdadeiras.

Por Z.J.

Intimate Medicine

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.