São os livros, o material escolar, a roupa, os horários. Começam as aulas outra vez. E se é certo que o assunto perturba a rotina dos pais, o que dizer da calma dos filhos, sobretudo os adolescentes?
Terminadas as tão desejadas férias de verão, é hora de todos regressarem às suas rotinas diárias. A Your People sugere algumas dicas para que tudo corra de forma tranquila, assegurando a estabilidade que as crianças necessitam nesta etapa.
É verdade, é uma forma de falar – Aqui no Centro gera-se um fenómeno fonético em que o “s” junto da vogal, se transforma em “j” e descendo o nosso Portugal Continental, este vai-se transformando em “z”, o que seria neste caso, o regresso às (z)aulas.
Na adolescência, a ansiedade e a depressão estão muitas vezes à espreita. Para evitar que esses males se instalem, é importante que os miúdos se sintam bem na sua pele. Saiba como ajudá-los a serem mais seguros e confiantes.
Já todos demos uns berros aos nossos filhos, mas fazê-lo por sistema é profundamente errado. Pode causar danos difíceis de remediar e está longe de ser eficaz para impor verdadeira autoridade.
No dia a dia frenético da maior parte das famílias, o jantar pode e deve ser um momento especial para reforçar laços e estabelecer pontes entre pais e filhos. Há que fazer bom uso destes momentos. Saiba como.
Não quer que o seu filho se torne machista ou que a sua filha namore com um rapaz que acha as raparigas “aves raras”? Então eduque-os para a igualdade de géneros. Com conversas e ações no dia a dia.
Há uma fase na adolescência que faz com que os pais quase trepem pelas paredes: é a chamada “idade do armário”. Eis algumas dicas para conviver melhor com esta fase complexa do crescimento dos nossos filhos.
A sopa resulta da cozedura de produtos hortícolas, leguminosas, tubérculos e por vezes proteínas em água e que se transforma num caldo, mais ou menos diluído. A sua origem remonta à pré-história, sendo considerado o prato mais antigo do mundo. Os conselhos são da nutricionista Carla Rodrigues Ferrei
O que fazer para evitar os conflitos, oferecendo os estímulos corretos? Algumas crianças com problemas de aprendizagem e atenção podem sentir maiores dificuldades no comprimento de regras. Saiba como ajudar.
Fazer bullying a um rapaz ou rapariga por causa do peso é uma crueldade generalizada com que muitos miúdos têm de lidar. Tal como os seus pais. Saiba como ajudar um adolescente nessa situação.
Por mais que o mundo mediático em que vivemos nos diga o contrário, ser mãe ou pai pela primeira vez não é um folhetim cor-de-rosa. Saiba quais as maiores angústias reveladas pelos recém-pais no psicólogo.
Depois de dois meses de férias, sem rotinas e máxima liberdade, é importante retomar os hábitos do dia a dia. Para que o regresso às aulas não seja uma dor de cabeça, siga estas dicas.