As atividades extracurriculares são importantes, mas as crianças precisam de tempo para elas próprias – e até para se entediarem. Não as sobrecarregue de desportos e outros afazeres. E, na hora de escolher uma atividade, tenha em consideração estas sete recomendações.
Não é simples garantir a segurança de espaços públicos com tantas pessoas, especialmente crianças. É por isso que existem várias regras essenciais para salvaguardar o bem-estar dos mesmos. Quer descobrir quais são?
O racismo não é nem mais nem menos lamentável do que sempre foi. Mas no mundo multicultural em que vivemos é urgente ensinar os nossos filhos a conviverem saudavelmente com outras raças, culturas e religiões. Saiba como promover essa tolerância em casa.
Os adolescentes até pensam nos riscos antes de fazerem coisas perigosas – mas a curiosidade e a sede por experiências novas costumam falar mais alto. Saiba como manter debaixo de olho a veia imprudente do seu filho.
As crianças e os adolescentes mentem por diferentes motivos: para fugir de uma situação difícil, para proteger terceiros ou só porque consideram a verdade desinteressante. É importante perceber porque mentem e mostrar-lhes que a desonestidade não traz vantagens.
Um blogger britânico decidiu compilar os tiques que os homens transportam para o seu guarda-roupa quando se tornam pais. E o retrato que traçou não é o mais elegante…
O modo como os pais encaram os doces influencia a relação dos filhos com o açúcar. A proibição das gomas ou dos chocolates na alimentação dos miúdos pode ser tão desastrosa como a total permissividade. E usar as guloseimas como recompensa é um erro grosseiro.
As canções preferidas dos miúdos podem ser a última coisa que queremos ouvir. Mas há formas de suavizar o problema. Por exemplo? Lembrarmo-nos de quando éramos adolescentes e tentar influenciá-los com o nosso próprio gosto.
A ideia é tentadora, mas prejudicial. Querer ser a melhor amiga da sua filha, em vez de uma mãe compreensiva, pode revelar-se um desastre para o equilíbrio emocional dela. Perceba a diferença entre uma coisa e outra, de uma vez por todas.
Depende. Para o irmão mais velho, pode ser uma péssima novidade. Saiba, então, como comunicar ao seu primogénito a chegada de um bebé e como envolvê-lo nesse acontecimento tão importante para todos.
Pessoas que não aprenderam a gerir a frustração em pequenas têm mais dificuldade em adaptar-se aos problemas da vida adulta e podem até tornar-se agressivas. Conheça cinco técnicas para ensinar o seu filho a gerir os efeitos deste sentimento.