O neurotransmissor ligado ao bem-estar e ao prazer é maioritariamente produzido no intestino, órgão conhecido como o “segundo cérebro”. Mais um motivo fundamental para estarmos atentos à alimentação das nossas crianças.
São ferozes, competitivos e protetores. Fazem planos de longo prazo para os filhos, passam muitas vezes por cima dos interesses das crianças e não hesitam em aplaudi-las entusiasticamente em público. São a nova raça de pais-alfa ou “pais tigre”. Você um deles?
O dia a dia é esmagador e os pais não têm tempo para tudo. Mas há regras elementares de boas maneiras que qualquer criança tem de conhecer. Nunca é demais recordá-las. E nunca é tarde para as ensinar.
Um dos momentos mais complicados do divórcio é contar aos filhos. A chave é uma boa comunicação, até porque o que disser às crianças nessa altura ficará gravado na sua memória para sempre.
A relação das crianças com a internet preocupa os pais que, no entanto, não sabem muitas vezes traçar os limites nesse aspeto da vida dos filhos. Tome note destas recomendações para manter fora de perigo as crianças em várias idades.
Com as aulas já integradas na rotina, as longas horas passadas em redes sociais e nas consolas de jogos tornam-se mais prejudiciais. Siga esta recomendações para controlar o tempo gasto pelo seu filho diante de ecrãs – e, já agora, não se esqueça de dar o exemplo…
O papel que a família tem no desenvolvimento do adolescente é fundamental. A vivência social no seio da família permite a ocorrência das primeiras experiências de contacto social, que têm influência na construção de modelos relacionais. Quando abordamos o tema da compreensão de determinados fenómeno
Alguns especialistas comparam esta turbulenta fase da vida a uma tempestade perfeita. Outros falam mesmo de mudança de personalidade – que, no entanto, não é definitiva.
As manhãs são agitadas para as famílias e a qualidade do pequeno-almoço nem sempre é alvo da devida atenção. Mas é urgente contrariar esse descuido. Saiba o que dar aos seus filhos na primeira refeição do dia e porque é que este momento é decisivo.
O cérebro arruma em ‘pacotes’ os nomes das pessoas de cada círculo da nossa vida. E, às vezes, baralha-se na escolha do nome certo. Por isso, não se preocupe se chamar o seu filho pelo nome do cão.
O seu filho já não ouve as suas ordens e você cansou-se de lhe fazer marcação cerrada, o que, além de desgastante para todos, não dá resultados? Então seja menos insistente e mais assertivo. O clima lá em casa vai melhorar se seguir estas recomendações.
O hábito de adiar interminavelmente uma tarefa, ou procrastinar, gera ansiedade nas crianças e dá origem a maus resultados escolares. Combata este comportamento.