Este artigo tem mais de 6 anos
Uma alteração de rotina pode enriquecer o processo de aprendizagem e o desenvolvimento emocional de uma criança. Mas a adaptação torna-se mais fácil quando os pais ajudam. Saiba como fazê-lo.
Se tem crianças pequenas e pondera mudar de casa, de bairro ou de cidade, ou transferir os seus filhos para uma nova escola, eis uma boa notícia: a infância é uma fase propícia a essas alterações.
Crianças entre os três e os 10 anos têm mais facilidade em sair da zona de conforto e mudar de cenário. No entanto, tal como os adultos, precisam do seu tempo de adaptação a novas circunstâncias, o que requer algum esforço.
Ao jornal El País, a psicóloga espanhola Gema José Moreno forneceu algumas pistas aos pais de modo a facilitar esse processo às crianças.
- Explique de forma clara e positiva as razões da mudança de vida. Concentre-se nas vantagens obtidas com a nova casa, o novo bairro, a nova cidade ou a nova escola. Por exemplo: diga que ele vai conhecer novos amigos, ter um quarto maior ou um jardim mais perto de casa.
- Promova o diálogo sobre a mudança. A imaginação da criança pode ser um empecilho ou uma ajuda. Falar sobre o assunto em casa ajuda a vencer medos e a dissipar dúvidas.
- Adie outros novos desafios e mudanças na vida da criança para evitar sobrecarregá-la. Situações como tirar as fraldas ou adaptar-se à cantina implicam um esforço adicional que não deve coincidir com uma mudança de cidade, escola ou casa.
- Envolva a criança nas mudanças para despertar entusiasmo. Entre outras coisas, pode pedir ao seu filho que o ajude a decorar o seu novo quarto ou a escolher a mochila da escola.
- Facilite a despedida dos amigos da criança. Se possível, reúna o grupo na nova casa para um lanche.
- Marque uma consulta com o diretor da nova escola para se apresentar e conhecer o modo de ensino e o meio envolvente.
- Tente fazer um horário reduzido. Se possível, vá expondo a criança à nova escola, aos poucos – no primeiro dia leve-a só de manhã, por exemplo.
- Promova o bom relacionamento com as crianças da escola ou do bairro. Esse é um grande apoio na adaptação do seu filho. Encoraje as relações sociais. O envolvimento em atividades comunitárias ajudará a criança a fazer novas amizades.
Comentários