Se no próximo ano letivo os seus filhos vão frequentar a escolaridade obrigatória — do 1.º ao 12.º ano — numa escola pública, saiba que têm direito aos manuais escolares de forma gratuita. Para tal, deve fazer o pedido na plataforma MEGA, recebendo vouchers para levantar os manuais nas papelarias e na WOOKno caso de manuais novos, e nas escolas aderentes, se optar por manuais reutilizados. Não perca tempo, pois há prazos para o fazer, e o regresso às aulas está aí à porta.

Quem tem direito?

Esta iniciativa do Ministério da Educação é válida para todos os alunos do ensino público (incluindo escolas com contrato de associação), em todo o território nacional. Os alunos que frequentem escolas privadas não são abrangidos por esta medida.

Quando é que os vouchers estão disponíveis?

Os vouchers para os manuais escolares dos 1.º, 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos estão a ser emitidos desde o dia 1 de agosto.
Os restantes anos  — 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos — já estavam a ser emitidos desde 9 de julho.

O que tenho de fazer?

Para ter acesso aos manuais gratuitos, enquanto encarregado de educação deve registar-se na plataforma eletrónica MEGA – Manuais Escolares Gratuitos (em manuaisescolares.pt ou na app Edu Rede Escolar). O registo é gratuito, e será necessário associar os seus educandos ao seu perfil de encarregado de educação.

Na plataforma pode ficar a saber quais os livros de que os seus filhos irão precisar, fazendo uma pesquisa por escola, a fim de pedir os respetivos vouchers. Para poder trocar os vouchers pelos manuais poderá imprimi-los, ou apresentá-los em formato digital. Cada voucher tem um código, pessoal e intransmissível, e só deverá ser usado uma vez.

Tenha em atenção que os vouchers apenas dão acesso gratuito aos manuais, e não a cadernos de atividades que o seu filho possa vir a precisar.

Como troco os vouchers pelos manuais na WOOK?

No ano escolar de 2019-2020 a WOOK é novamente um dos pontos acreditados para fazer a troca de vouchers para obter manuais escolares gratuitos.

O processo de encomenda é realizado online da seguinte forma:

  • Vá a wook.pt/manuais-escolares-gratuitos, ou descarregue a app MEGA WOOK (disponível na app store e no google play)
  • Utilize os vouchers — através da leitura do QRcode, upload de PDF ou inserção manual do código.
  • Confirme a informação dos livros.
  • Defina a morada de entrega e tipo de envio que pretende (receber em casa ou levantar numa rede pick up).

E já está. Agora só tem de aguardar pela chegada dos livros.

Tem dúvidas sobre os vouchers? Precisa de mais esclarecimentos ou orientações sobre a forma de receber os manuais escolares de forma gratuita? Veja como aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.