Enquanto as escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames, a formação no ensino público potencia o sucesso dos estudantes no ensino superior. As conclusões são de um estudo da Universidade do Porto, que acompanhou o percurso académico de 4280 alunos.
O estudo da Universidade do Porto debruçou-se sobre 4280 estudantes admitidos no ano letivo de 2008/09. Destes, 2226 concluíram 75% das disciplinas nos primeiros três anos da universidade. Aqueles que tiveram melhores resultados eram provenientes de escolas públicas.
José Sarsfield Cabral, pró-reitor da Universidade do Porto, disse ao Público, que avançou com a notícia, que “as escolas privadas têm grande capacidade para preparar os alunos para entrar (no ensino superior), mas o que se verificou é que, passados três anos, estes alunos mostraram estar mais mal preparados para a universidade do que os que vieram da escola pública”.
Estas conclusões vêm assim combater a ideia de fracasso do ensino público. “O desempenho dos estudantes no superior requer habilidades e capacidades que não são aquelas que decorrem de o aluno saber muito bem a matéria dos exames”, refere o pró-reitor.
José Sarsfield Cabral deu como exemplo o árduo caminho que alguns alunos provenientes de escolas de província têm de percorrer até chegar à universidade, salientando que isso os apetrecha de qualidades “que um aluno demasiado protegido não tem”.
“Os alunos das privadas saem-se pior porque estão habituados a ser mais acompanhados”, admitiu Sarsfield Cabral.
SAPO
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