Felizmente existem imensos espaços verdes públicos de acesso gratuito para poder praticar exercício físico sem gastar dinheiro nenhum. O hábito é vantajoso para o meio ambiente e para a sua saúde, pois não precisa de equipamentos e eletricidade, e o contacto com a natureza diminui os níveis de stress e aumenta a produção de serotonina, a hormona da felicidade.

Para que possa desfrutar da melhor forma do desporto ao ar livre, o melhor é ter em atenção alguns cuidados muito simples:

Hidratação: Tenha sempre à mão uma garrafa de água e vá bebendo regularmente ao longo do exercício.

Proteção solar: Nunca de esqueça do protetor solar, principalmente nas crianças é muito importante para não apanhar nenhum escaldão. Leve também um chapéu para se proteger do sol.

Procure também com o qual você se identifica e se poder siga os conselhos de um profissional sobre como praticar desporto, sem prejudicar o corpo. Não se esqueça de fazer aquecimento e alongamentos antes de começar qualquer atividade física. Também evite as atividades nos horários mais quentes do dia.

 

Além dos sítios a que já estávamos acostumados a fazer ou a ver fazer exercício como praias e parques agora já muitos municípios têm ginásios ao ar livre ou circuitos de manutenção que nos ajudam numa prática melhor e mais correta de exercício físico. Veja nas próximas páginas algumas sugestões de locais de norte a sul do país.

Lisboa:

A capital oferece-lhe inúmeras possibilidades para iniciar longas caminhadas, correr ou pedalar, jogar umas partidas de ténis ou encontros de futebol com a família, sem a confusão do trânsito, em plena natureza ou a desfrutar de uma brisa do rio.

E proporciona-lhe isto tudo de borla. Entre as inúmeras possibilidades, o Estádio Universitário, o Parque Monsanto e a zona do Tejo são os locais perfeitos para iniciar a sua caminhada, ou o seu passeio de bicicleta com a sua família. Só precisa de ter alguns itens para ter um dia divertido, uns calções, uma t-shirt, e uns ténis; uma bicicleta, uma bola de futebol e uma raquete são o material suficiente para começar.

Complexo Desportivo do Estádio Universitário: Tem 40 hectares de espaços verdes e desportivos. Entre as 8:00 e as 20:00 horas pode usufruir de pistas de atletismo, de ténis e de futebol para si e para os seus.

Parque Florestal de Monsanto: Considerado o pulmão de Lisboa, dispõe de 900 hectares de espaços verdes. E recentemente foi inaugurado o principal corredor verde de Lisboa, que liga o Parque Eduardo VII a Monsanto que conta com uma ponte pedonal e ciclável patrocinada pela Vodafone. Pode ainda utilizar um conjunto de instalações recreativas que vão desde os Parques do Alto da Serafina, Ecológico ou o Parque do Alvito que no seu conjunto reúnem infraestruturas para ténis, natação, equitação, circuito de manutenção.

Zona Ribeirinha do Tejo: Tem uma "pista" com cerca de 20km desde a Cruz Quebrada até ao Parque das Nações, que pode fazer a pé ou de bicicleta e tem imensos jardins e espaços verdes no percurso para parar e fazer um piquenique.

Complexo Desportivo do Jamor: é o maior complexo desportivo em Portugal, reunindo diferentes infraestruturas desportivas. Aqui poderá fazer exercício físico numa zona bastante florestada.

 

Cascais: Em cascais tem a possibilidade de experimentar diversas atividades ao ar livre como passeios pedestres, de bicicleta, de btt, escalada, espeleísmo, arborismo, equitação, entre outras. Se quiser fazer passeios a pé tem a rota das aldeias, a rota das quintas, a rota do litoral do Guincho, entre outras. O Parque Natural Sintra-Cascais tem dos trilhos mais bonitos do país. No parque de Palmela encontra circuitos de arborismo. Pode experimentar ou iniciar-se na escalada junto ao Farol do Guia. Saiba mais atividades no: http://www.cm-cascais.pt/projeto/desportos-ao-ar-livre-aventura 

Norte:

 

Vila Nova de Famalicão: Na Praça D. Maria II em Vila Nova de Famalicão já é possível a prática de exercício físico em família e ao ar livre através de uma zona pedonal e de diversos aparelhos que estimulam diferentes músculos.

 

Paços de Ferreira: Nesta área poderá encontrar 4 circuitos de manutenção diferentes mas todos com o propósito de uma boa prática de desporto ao ar livre e convivência com a família. Os circuitos são: S. João (Codessos), S. Braz (Frazão), S. Domingos (Carvalhosa) e S. Gonçalo (Eiriz).

 

Vouzela: Na Reserva Botânica de Cambarinho pode passar o dia em família da forma mais saudável possível. Aqui encontra um parque de merendas, um parque infantil, um campo de futebol e um percurso pedestre com diversos aparelhos dedicados à prática de exercício físico.

 

Geração Parque Aventura: O Geração Parque Aventura, traduz-se num ótimo local de lazer e para prática de desportos ar livre. A 20 minutos do Porto, o parque está localizado mesmo à saída do nó da autoestrada de Paredes. As atividades que pode encontrar neste espaço são: paintball, escalada, rappel, slide para um desporto mais divertido.

Sul:

 

São muitas as atividades ao ar livre que o Sul do país oferece. Seja em desportos relacionados com o mar ou em  terra.

 

Surf: Uma das atividades desportivas que facilmente poderão praticar em várias zonas do Algarve. As ondas são perfeitas para esta atividade, tanto em Lagos como nas zonas de Portimão, Albufeira ou Sagres.
Os surfistas e praticantes de bodyboard têm também as praias de Aljezur com a perfeita combinação de ondas grandes e vento.

 

Trekking/caminhadas e btt: As caminhadas e os passeios em BTT são atividades que poderão aproveitar junto à faixa litoral, onde o mar se une a hábitos piscatórios seculares, e acabar no Barrocal ou no interior algarvio. Você e a sua família pode desfrutar dos espaços verdes assim como os inúmeros quilómetros de praias onde caminhar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.