Todos os casais quando se casam esperam sustentar a tão famosa frase “felizes para sempre”. Ninguém se casa à espera que o casamento não dê certo ou com a ideia de separação como meio de solucionar as dificuldades do relacionamento. O pensamento mais comum é de que, com o casamento, tudo ficará melhor.

Com o passar do tempo, contudo, o que acontece é justamente o contrário, pois o que já era difícil na relação tende a piorar, por a convivência ser ainda mais próxima. Assim, com o dia a dia, os “defeitos” de cada um, bem como as diferenças de opiniões e de comportamento ficam muito mais evidentes e, com isso, aumenta a incompatibilidade entre o casal, o que contribui para uma maior desarmonia.

Um dos pontos mais importantes é a questão dos filhos, pois antes eram apenas dois para corrigirem as diferenças entre si. Com a chegada do primeiro filho, o casal necessita de muita união para entrarem na mesma sintonia em relação aos desafios da maternidade.

Neste momento, novamente, as diferenças de ideias, valores, educação e comportamento em relação ao filho exigem que o casal amadureça a relação procurando ainda mais os pontos em comum, bem como a flexibilidade perante a necessidade de mudança.

Leia também: 7 dicas para voltar a sentir 'borboletas na barriga'

É fundamental que se compreenda que a mudança é natural e o casal tem de saber acompanhá-la. Os filhos são a melhor companhia para os pais, mas enquanto casal também é preciso haver momentos a sós e por isso temos várias sugestões do que se pode fazer num dia para trazer mais romance à relação.

Deixe os seus filhos com os avós ou com os padrinhos para poder tirar um dia para estar só com a sua cara metade. Se não é possível ser o dia inteiro, o objetivo é simplesmente ter um tempinho a sós para os dois. Já é o suficiente para relaxar um pouco e dedicar a sua total atenção ao seu parceiro.

Algumas ideias para uns dias ou umas horas de romance:

- Um fim de semana romântico a dois;

- Uma massagem a dois;

- Uma noitada apenas para dançar;

- Um roteiro gastronómico ou uma prova de vinhos;

- Ir a um festival ou concerto;

- Ir ao cinema;

- Jantar fora no vosso restaurante preferido;

- Fazer um piquenique ou pedir comida num drive e comerem dentro do carro num lugar especial para vocês (com vista de preferência e uma boa música na rádio);

- Preparar um jantar temático em casa ou uma noite de cinema em casa;

Com o passar do tempo, o amor vai mudando de acordo com os acontecimentos que afetam a relação. Contudo, isto não significa que seja negativo, pois quando há o verdadeiro amor entre o casal a mudança torna-se natural.

Desta forma, com o amadurecimento pessoal do casal, o amor passa a ser manifestado de outras formas, mantendo-se a união, o carinho, o desejo, o companheirismo, a admiração e a amizade tão necessária para que haja a cumplicidade.

Se gostou deste artigo veja também:

Como ser uma mãe cool

Pais enamorados