Olha só estas dicas maravilha!

Estabelece objectivos de forma clara e objectiva, isto é, o que pretendes levar a cabo e em que período de tempo.

Elabora uma lista de coisas que gostarias de fazer e que achas que deves fazer, e faz uma estimativa do tempo que demorarias com cada uma delas.

Estabelece prioridades se as tarefas excedem o tempo que tens disponível (O que é que tem realmente que ser feito? O que é que pode esperar? E até quando?).

Estabelece uma sequência para as tarefas a realizar, procurando o tipo de sequência que mais te agradar (as tarefas mais aborrecidas primeiro; ou as mais difíceis primeiro, etc.).

Tenta fazer uma coisa de cada vez e tenta acabar aquilo que começaste. Se saltas de uma tarefa para outra sem as terminar, o tempo necessário, no total, para cada tarefa, será maior do que se fizeres cada uma de sua vez. Além de que as tarefas “não arrumadas” permanecem presentes no teu espírito, interferindo com o que estás a fazer.

Faz pausas entre tarefas. Não passes de uma tarefa para outra sem fazer uma pausa.

Revê os progressos efectuados a meio do período que estabeleceste para a realização das tarefas e, se necessário altera as tuas prioridades.

Reserva algum tempo durante a semana para imprevistos, ou seja, para as tarefas que planeaste e não conseguiste cumprir.

Procura avaliar a forma como estás a trabalhar: Estás a pôr de lado uma tarefa porque a meta a que te propuseste é demasiado longínqua ou difícil de atingir? Estás a ser realista em relação às tuas possibilidades?

No final revê aquilo que fizeste e atribui-te o mérito que mereces!