Recorda-se dos meses de verão em que viajava até à casa dos seus avós para passar inesquecíveis momentos em família?

As brincadeiras com os primos, os mimos dos tios e as histórias deliciosas que os mais velhos não se cansavam de repetir...

Porque a nossa história de vida é, também, a história dos nossos antepassados, deixamos-lhe algumas sugestões que a podem ajudar a preservar. Aproveite-as e sirva-se delas para reforçar os laços com o seu filho, incutindo-lhe valores fundamentais!

Digitalize fotografias antigas

Faça uma pausa na rotina e dedique-se a preservar as fotografias antigas que se encontram guardadas e se podem degradar, digitalizando-as e gravando-as em DVD. Mostre-as ao seu filho, explicando-lhe quem são os familiares retratados.

Faça um jogo de adivinhas, pedindo-lhe para que tente identificar as pessoas que surgem em cada uma dessas imagens e conte-lhes histórias e episódios curiosos sobre cada uma delas.

Se preferir, pode até convertê-las num vídeo com música e dedicatórias, recorrendo a programas específicos disponíveis no seu computador e fazer depois uma sessão em família. Vai ser divertido!

Faça uma árvore genealógica

O primeiro passo para construir uma árvore genealógica é falar com os seus familiares mais velhos, para recolher informações. Pode ainda aceder a www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online para localizar a data exata de nascimento e local dos seus antepassados.

Posteriormente, e através de uma rápida pesquisa na Internet, encontrará vários sites nos quais poderá criar a sua árvore genealógica personalizada. Depois é só emoldurá-la e, se quiser, oferece-la aos seus familiares. Uma prenda original!

Para os seus filhos, no entanto, a parte mais animada será a que lhe propomos de seguida. Divirta-se com os seus filhos no computador e crie a árvore genealógica da sua família em www.meusparentes.com.pt.

Organize álbuns temáticos

Esta é outra das atividades em que pode envolver as crianças, aproveitando para lhe transmitir informações sobre as pessoas da família ou os locais que visitaram. Na era da fotografia digital, o computador tornou-se o álbum favorito de muitas pessoas.

A nossa sugestão é que faça uma seleção dos melhores momentos, por exemplo, das suas férias na praia, da festa de casamento do seu irmão ou da viagem que fizeram o ano passado e os imprima em papel fotográfico.

Compre um livro em branco, escolha as melhores fotos para a capa e faça um álbum inesquecível, por temas, com a ajuda dos mais pequenos. Não se esqueça de colocar títulos nas fotografias e comentários curiosos que marcaram esse evento da vida familiar.

Viagem em família

Organize uma viagem com toda a família e redescubra as suas verdadeiras origens. Planeie com calma todo o percurso e reviva com os seus primos, tios e avós os melhores momentos da sua infância.

Aproveite, também, para mostrar aos seus filhos a casa onde os seus avós viviam e o parque infantil onde brincava quando era pequena.

Peça-lhes depois que escrevam uma redação sobre essa experiência, que poderá ilustrar com as fotos que forem tirando durante esse período e as mais antigas que tiver dos mesmos locais. Depois mande encadernar. Daqui por uns anos eles vão gostar de ler e de relembrar esses momentos passados em conjunto.

Crie um blogue familiar

Se gosta de viajar na internet e é recetiva a novas experiências, aventure-se e crie um blogue no qual poderá partilhar as novidades sobre a sua família, mas também, vídeos e fotografias dos melhores momentos. Convide outros elementos da família a participar.

Uma das vantagens dos blogues é permitir que os utilizadores publiquem o seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na Internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Para isso, aceda a http://blogs.sapo.pt (em português).

Depois, é muito fácil, basta seguir os passos: criar um registo e uma palavra-passe, atribuir um nome ao blogue e selecionar um dos vários modelos disponíveis. A partir daí, dê largas à imaginação...

Escreva um livro de receitas

Recorda-se do cheiro do leite-creme queimado que pairava no ar em casa dos seus pais na época de Natal? Pois aí está um excelente pretexto para imortalizar alguns segredos de família.

Prepare um caderno de receitas com todos os pratos irresistíveis que fazem sucesso nas reuniões familiares, ao longo dos anos. Peça testemunhos aos verdadeiros chefes de cozinha da família, ouça os seus filhos sobre os seus pratos preferidos e registe todos os truques culinários para confecionar as delícias que são tradição em sua casa.

Texto: Raquel Pires e Luis Batista Gonçalves