Um estudo de pesquisadores americanos sugeriu que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço.
A pesquisa incidiu sobre 60 meninas entre os 7 e os 12 anos de idade em situações de stresse que acalmaram ao ouvir simplesmente a voz materna.
Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison e coordenadora do estudo, explicou um pouco: "Assumia-se que a liberação de oxitocina num contexto social requeria contacto físico. Mas esses resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito e um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes."
Na pesquisa, as meninas tiveram de resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que fez se repercutiu no aumento dos seus batimentos cardíacos, revelando nervosismo.
Após a experiência, elas foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu um telefonema da mãe logo após a situação de stresse; o segundo, recebeu um toque carinhoso, como um abraço; o terceiro foi assistir ao filme “A marcha dos pinguins”, considerado emocionalmente neutro.
Nos dois primeiros grupos os níveis de oxitocina subiram, enquanto no terceiro manteve-se intacto,
Ou seja, se tem filhos que não querem ficar no infantário, basta um telefonema ou uma gravação de voz da mãe para os acalmar.
25 de Maio de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes
Voz de mãe ao telefone conforta tanto quanto abraço, diz pesquisa
Este artigo tem mais de 14 anos
Uma boa dica para acalmar crianças que têm dificuldades em integrar-se no infantário
Comentários