Um estudo de pesquisadores americanos sugeriu que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço.
A pesquisa incidiu sobre 60 meninas entre os 7 e os 12 anos de idade em situações de stresse que acalmaram ao ouvir simplesmente a voz materna.
Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison e coordenadora do estudo, explicou um pouco: "Assumia-se que a liberação de oxitocina num contexto social requeria contacto físico. Mas esses resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito e um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes."
Na pesquisa, as meninas tiveram de resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que fez se repercutiu no aumento dos seus batimentos cardíacos, revelando nervosismo.
Após a experiência, elas foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu um telefonema da mãe logo após a situação de stresse; o segundo, recebeu um toque carinhoso, como um abraço; o terceiro foi assistir ao filme “A marcha dos pinguins”, considerado emocionalmente neutro.
Nos dois primeiros grupos os níveis de oxitocina subiram, enquanto no terceiro manteve-se intacto,
Ou seja, se tem filhos que não querem ficar no infantário, basta um telefonema ou uma gravação de voz da mãe para os acalmar.
25 de Maio de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes