A Betweien, uma organização que nasceu na Universidade do Minho, lançou o portal www.guerreirosdasaude.com, que sensibiliza as crianças sobre a covid-19.
Este projeto nasceu de um conto original, que foi recomendado pela Direção-Geral da Educação e é agora convertido num site lúdico e didático, cofinanciado pela Fundação Gulbenkian e pela EDP e com o apoio científico do Hospital de Braga. A apresentação é às 21h30, no Hotel Villa Garden (Braga), com transmissão nas redes sociais da Betweien e a participação online da atriz Mariana Monteiro, da youtuber Mathgurl e de 12 músicos, como Ana Bacalhau, Carlão, Fernando Daniel e Rita Redshoes.
A nova plataforma, “Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus”, visa difundir para os mais novos mensagens fidedignas e de saúde pública sobre o coronavírus. Disponibiliza um vídeo com base no ebook original, além de música, curiosidades, 16 jogos e ainda animações sobre o tema com um dos personagens “guerreiros”.
Os conteúdos estão inclusive em língua gestual portuguesa e vão sendo atualizados a par da evolução pandémica. O livro digital homónimo, que ensina as crianças a guerrear o coronavírus, surgiu em março passado, atingindo já 20 mil downloads nos idiomas português, espanhol, francês e inglês e um alcance estimado superior a um milhão de pessoas.
"Sou um vírus superstar, veloz como a chita, salto de mãos em mãos descuidadas, ponho muita gente aflita", lê-se. No final, as crianças “guerreiras” querem unir-se para vencer o desafio: “O principal é continuar a acreditar que todos vão ficar bem”. O livro foi criado em 48 horas e o site em poucas semanas, tendo cerca de 10 mil euros de apoio da iniciativa "Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19".
A Betweien nasceu em 2011 em Braga e é liderada por Narciso Moreira, licenciado e mestre em Educação pela UMinho. A equipa – que inclui outros profissionais diplomados pela UMinho – aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros.
Estes conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em escolas e instituições de todo o país, envolvendo amiúde figuras nacionais em temas como bullying, ambiente e igualdade. A empresa assume-se ainda como a única em Portugal a promover o empreendedorismo júnior na rede de ensino básico e secundário; um desses seus livros, “Senhor empreendedorismo”, teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo.
Comentários