Mais de 500 professores da União Europeia estão reunidos em Berlim com o intuito de partilhar ideias sobre educação, no âmbito do eTwinning, iniciativa que fornece apoio, ferramentas e serviços baseados nas TIC, a fim de facilitar a criação e partilha de informação entre escolas.
Segundo Androulla Vassiliou, comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude: “O eTwinning é muito mais do que apenas um instrumento de apoio em linha para promover as TIC nas escolas: criou uma comunidade de base e, em muitas escolas, tornou-se um catalisador de mudança. Tudo isto se deve ao entusiasmo de milhares de professores e alunos. A Comissão propôs alargar a iniciativa eTwinning enquanto parte do novo programa «Erasmus para todos» (2014-2020), a fim de a tornar uma plataforma para todas as escolas que cooperam além-fronteiras com o apoio da EU”.
Com um financiamento anual de cerca de 10 milhões de euros, oferece uma plataforma de apoio a professores e alunos e promove práticas inovadoras através de concursos entre os países aderentes.
Este ano, os seis projetos vencedores foram selecionados de entre mais de 300 candidaturas e dividem-se por três categorias de idade: 4-11, 12-15 e 16-19 anos. Cada um representa uma prática inovadora, no âmbito da qual pelo menos duas escolas de diferentes países têm estado a aprender em conjunto de uma maneira original e criativa.
O eTwinning tem ainda categorias de prémios separadas para a aprendizagem de línguas em francês e espanhol, bem como um prémio especial «Marie Skłodowska-Curie» para projetos científicos. Este último é patrocinado pelos Serviços de Apoio Nacionais franceses e polacos à iniciativa eTwinning.
30 de março de 2012