A tecnologia ocupa um espaço cada vez maior nas escolas, com a substituição de quadros de ardósia por quadros digitais, introdução de iPads como ferramentas de estudo, abrindo portas e oferecendo novas possibilidades quer a professores, quer a alunos.

Como tal, a Samsung Electronics Germany quis explorar essas possibilidades no sentido de ajudar a reformular a educação para um futuro melhor.

Um estudo recente, conduzido pela Kantar EMNID, uma empresa de pesquisa alemã, perguntou a 606 professores de escolas de toda a Alemanha o que estes pensam sobre a aplicação de novas tecnologias na sala de aula, em particular a Realidade Virtual (RV). E os resultados demonstram que 92% dos educadores que participaram nesta pesquisa apoiam o uso de tecnologias digitais em sala de aula, enquanto que 99% dos professores com menos de 30 anos são completamente a favor.

De acordo com a pesquisa, muitos professores já utilizam dispositivos como computadores, projetores e laptops, e 67% não tem dificuldade em interagir com esses mesmos dispositivos.

Além destes resultados, os professores também mostraram interesse no uso da Realidade Virtual. Mas apenas 18% dos inquiridos já tinha utilizado efetivamente a RV em contextos privados ou profissionais. Apesar deste tipo de tecnologia estar apenas dispinível em 4% das escolas alemãs, uma grande parte dos professores (48%) manifestou vontade em experimentar esta tecnologia na sala de aula. Para os professores com menos de 30 anos, este valor sobre para os 58%.

"A pesquisa demonstra que os professores estão muito recetivos quando se trata da implementação de novas ferramentas tecnológicas nas escolas. Eles reconhecem o potencial das mesmas, incluindo a RV", afirmou em comunicado Steffen Ganders, diretor de Cidadania Corporativa e Relações Públicas, da Samsung Electronics.

Mais de três terços dos professores entrevistados (79%) concorda que a RV possibilita experiências que não seriam possíveis de outra forma. Além disso, 77% afirmou ainda que a RV é uma forma apropriada dos estudantes explorarem sítios aos quais não podem ir.

Os professores também acreditam que o uso da RV em sala de aula seria uma forma de aumentar a motivação dos alunos (74%) e melhorar o seu sucesso na aprendizagem (62%). E, ainda, 58% dos educadores disse que o uso desta tecnologia pode ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos ensinados na escola.

De acordo com os entrevistados, os temas para os quais a RV seria mais adequada são Geografia (80%), História (74%) e Ciências Naturais (62%).

Mesmo sabendo que a RV é uma tecnologia recente, quase metade dos professores (42%) acredita que esta será usada na sala de aula nos próximos cinco anos.