Cerca de 75% das crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos, em Portugal Continental, utiliza a Internet e 84% tem telemóvel.
Estes são alguns dos dados do estudo “E-Generation: Uso dos Media pelas Crianças e Jovens em Portugal” realizado pelo OberCom.
Da percentagem que não utiliza a Internet, 67,5% diz que não o faz por não ter acesso à rede. O local de acesso é a casa (67,7%) e a escola (60,7%). Segundo o estudo, as páginas mais visitadas são as de jogos, música e vídeos.
Contudo, a grande maioria não produz conteúdo. Quanto à frequência de utilização de serviços na Internet, diz o estudo que 42,9% utiliza serviços de instant messaging pelo menos uma vez por dia e 41,6% o serviço de email.
Quanto às redes sociais, 33,7% utiliza pelo menos uma vez por dia, mas 36,7% nunca utilizou diz que nunca utilizaram. Cerca de 78% diz que não navega em blogs e 88,1% não faz compras online.
Em termos de segurança e privacidade, 80,2% dos inquiridos afirma que comunicam mais no IM com amigos que conheceram offline.
Assim como, para 86,5%, os amigos que têm em serviços de redes sociais são amigos que conheceram offline. A este respeito, 71% das crianças e jovens revelam que nunca se encontrou com alguém que tenha conhecido online.
Quanto à utilização de telemóvel, 84,2% tem telemóvel e 76,4% não usa telefone fixo. Outros dados dão conta de que 53,1% tem TV paga em casa, 57,2% joga em consola ou PC.
Questionados sobre o que, para eles, seria mais difícil de abdicar, as resp0ostas foram: telemóvel, TV, Internet, jogos.
05 de Dezembro de 2008
Veja ainda: Crianças na Net
A arte de persuadir uma criança
Novo serviço localiza criança através do telemóvel
Biblioteca digital europeia lançada

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.