O Oceanário de Lisboa abriu ao público uma nova exposição dedicada às crianças, denominada “A Casa do Vasco”. Neste novo espaço, o anfitrião é o Vasco, a mascote do Oceanário, um defensor dos oceanos que protege a natureza e o planeta.
O convite é para entrar, explorar e descobrir os conselhos de um super-herói que vive numa casa especial e para se tornar um aliado na missão de alterar comportamentos. Na cozinha, enquanto o peixe assa no forno, é fácil encontrar os conselhos do Vasco, quanto às opções de consumo, à poupança de água, aos hábitos alimentares e à separação de lixo.
Depois do almoço estar pronto, entra-se na sala de refeições onde três pratos diferentes desvendam mensagens sobre o consumo de peixe. A gastronomia é portuguesa! A casa-de-banho e a biblioteca reservam muitas surpresas. Duas delas são “As Aventuras do Vasco”, com os episódios “Cada Gota Conta” e “Oceano de Plástico”, com animações 3D.
Na sala de energia, as anfitriãs são as energias renováveis, a solar e a eólica, simulando a utilização destas para alimentação dos electrodomésticos que ninguém dispensa no dia-a-dia.
Já no Centro de Controlo dos Oceanos, o Vasco consegue monitorizar, através de radares e câmaras, tudo o que se passa no mundo e no mar. Uma câmara subaquática dirigível está instalada no Aquário Central, permitindo seguir os peixes em tempo real. Na exposição a acção é imperativa, explorar, tocar, ver, carregar, ouvir, espreitar, acender, apagar, dar asas à imaginação e até escorregar.
25 de Novembro de 2009

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.