Chama-se efeito D e é uma nova marca de peças de design, que pretende mostrar visões diversas de um conceito comum.
Inspirada em pessoas com Síndrome de Down, a marca desafiou designers portugueses e estrangeiros a projectarem objectos que incorporassem no seu código genético uma diferença que os tornasse únicos, originais e apetecíveis para os consumidores.
O objectivo da marca, além de dar uma maior visibilidade a esta causa, é criar uma fonte de rendimento susceptível de financiar as actividades da Diferenças, um centro de desenvolvimento infantil que ajuda e acompanha crianças com problemas cognitivos e de desenvolvimento.
Nesse sentido, o valor obtido com a comercialização das peças reverte na totalidade a favor do Centro de Desenvolvimento Diferenças.
Síndrome de Down – ou Trissomia 21 – é um distúrbio causado pela presença de um cromossoma 21 extra, total ou parcialmente, no código genético do ser humano.
E, da mesma forma que esta ligeira alteração genética cria pessoas diferentes das outras, também uma pequena alteração no código da palavra defeito encontra uma materialização nova, positiva e inspiradora. Defeito torna-se efeito D.
A efeito D é um projecto da BBDO Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e co-produzido em pro-bono com a Experimenta Design.
06 de Outubro de 2009
Nova marca de design inspira-se em pessoas com Síndrome de Down
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efeito D desafia criadores a projectarem objectos únicos
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