No próximo domingo, a hora de Inverno chega de madrugada a Portugal continental com os relógios a atrasarem 60 minutos às 02h00, proporcionando mais uma hora de sono, mas causando pequenas perturbações nas crianças devido a alterações de ritmos.
De acordo com a pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.
À Lusa, a pediatra disse que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, «que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais».
De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no «horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar».
Neste sentido, a médica recomenda que a transição da hora se dê de forma progressiva “recuando” os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.
Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada, referiu. Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um «dispersamento ligeiramente maior» nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.
Na opinião da neurologista Teresa Paiva, «a mudança de hora só dá problemas quando se passa a dormir menos uma hora», ou seja, na alteração para o horário de Verão.
A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão. 23 de Outubro de 2008
Veja ainda: A importância de respeitar horários
Os transtornos de sono das crianças
Gestão do tempo
Algumas dicas para gerires o teu tempo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.