De acordo com os dados do inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias desencadeado pelo Instituto Nacional de Estatística em 2010, 60% dos agregados domésticos têm acesso a computador em casa, 54% dispõem de ligação à internet e 50% têm acesso a banda larga.
No mesmo período, 55% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos utilizam computador e 51% acedem à Internet; para os indivíduos dos 10 aos 15 anos o computador é utilizado por 96% e a Internet por 91%.
Comparativamente com 2006, últimos dados registados, houve um crescimento médio anual de 21%, no indicador de acesso a banda larga.
A região de Lisboa é a que apresenta uma maior distância face à média nacional, já que 68% dos agregados residentes nesta região têm acesso a computador, 62% dispõem de acesso à Internet e para 59% a ligação à internet está disponível em banda larga.
Em relação ao género, a proporção de homens que utiliza estas tecnologias é superior à das mulheres em cerca de 9 pontos percentuais no uso de computador e em 10 pontos percentuais na utilização de Internet.
Por escalão etário, verifica-se que a utilização de computador e Internet varia na razão inversa da idade, sendo os indivíduos entre os 16 aos 44 anos quem mais navega, aumentando ainda de acordo com as habilitações académicas.
Dos indivíduos que utilizam computador e Internet em 2010, aproximadamente três quartos indicam utilizar todos ou quase todos os dias (76% o computador e 75% a Internet) e referem os locais de residência e de trabalho como os principais locais de utilização: 91% dos utilizadores de computador e 89% dos utilizadores de Internet referem utilizar estas tecnologias em casa e 44% e 40% declaram utilizar, respectivamente, computador e internet, no local de trabalho.
Em 2010, verificou-se ainda uma duplicação dos indivíduos que efectuam encomendas pela Internet.
8 de Novembro de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes