A Khan Academy quer oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita, através de uma plataforma acessível 24 horas por dia e 365 dias por ano. Basta ter acesso à internet e entrar na biblioteca online de vídeos com exemplos e soluções sobre as mais diversas disciplinas.

Esta plataforma nasceu em 2006 de forma casual, quando Salman Khan, engenheiro eletrotécnico do MIT (Massachusetts Institute of Technology) quis dar explicações de matemática a uma prima que vivia a 2 200 quilómetros de distância.

Decidiu, então, produzir pequenos vídeos explicativos, numa linguagem simples e acessível, e disponibilizou-os através do Youtube. Os vídeos tornaram-se virais e rapidamente milhares de jovens começaram a visualizá-los e a partilhá-los.

Foi este o primeiro passo para a criação de um projeto social de dimensões mundiais que na sua génese tem a vontade de dar oportunidade a todos de aprenderem o que quiserem, quando quiserem e de forma gratuita.

Em 2006, Salman Khan criou a organização Khan Academy que atualmente possui um repositório com mais de 8 500 vídeos, mais de 100 000 exercícios práticos e mais de 200 milhões de lições acedidas, nas áreas de Matemática, Ciência, Física, Química, Biologia, Ciência Computacional, História, Humanidades e Economia.

A chegada da Khan Academy a Portugal

A Fundação PT associou-se a este projeto em 2013, traduzindo e adaptando ao programa português os vídeos dos conteúdos de matemática, física, química e biologia, tipicamente em áreas onde os estudantes em Portugal apresentam maiores dificuldades de aprendizagem.

Os conteúdos, produzidos pela Khan Academy, originalmente em inglês, são traduzidos e adaptados pela Fundação PT à língua portuguesa e aos conteúdos programáticos nacionais, do 1º ao 12º ano de escolaridade. Para tal, conta com a revisão e validação de conteúdos da Sociedade Portuguesa de Matemática, Sociedade Portuguesa da Física, Sociedade Portuguesa da Química e da INOVEDUC.

As aulas, em vídeo, são narradas por profissionais de cada área, tendo algumas locuções sido garantidas em regime de voluntariado.Já estão disponíveis mais de 1250 vídeos que contam commais de 1 milhão de visualizações.

Em Portugal, o projeto nasceu com o intuito de melhorar o sucesso escolar e de tornar mais fácil a aprendizagem de algumas disciplinas consideradas mais problemáticas. Destinado a todos, mas principalmente a alunos, pais e professores, a Khan Academy Portugal disponibiliza conteúdos de forma gratuita, disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Os conteúdos estão acessíveis numa lógica de multiplataforma através do computador, telemóvel e tablet e visíveis gratuitamente através dos sites da Fundação PT e Khan Academy, bem como através do SAPO Vídeos, SAPO Mobile, MEO Kids, Rede de Bibliotecas Escolares e Youtube. Basta ter acesso à internet e entrar na biblioteca online de vídeos com exemplos e soluções, que podem ser vistos e revistos as vezes necessárias à apreensão dos conhecimentos.

A Khan Academy Portugal, já tem disponíveis mais de 1000 vídeos de matemática, mais de 150 de física, além de alguns de química e de outros de biologia. Estão todos organizados por ano de escolaridade e por tema. Através destes vídeos, os estudantes, pais e professores podem criar novas dinâmicas de aprendizagem ou refrescar conhecimentos.

Khan Academy Portugal extensível à sala de aula

A enriquecer o sucesso da Khan Academy portuguesa está ainda a dinamização do projeto nas escolas, com o objetivo de dar a conhecer os benefícios da utilização dos conteúdos da plataforma para a melhoria da qualidade e diversificação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Neste sentido, a Fundação PT, desde 2014, tem vindo a promover workshops junto da comunidade escolar, sensibilizando professores, pais e estudantes para os benefícios da utilização da Khan Academy. De norte a sul do país, já foram realizadas mais de 20 sessões de apresentação (faça aqui o seu registo) que já contaram com mais de 500 participantes.

São inúmeros os testemunhos de quem já recorreu à Khan Academy. Não importa a idade, o ano de escolaridade, a profissão ou a nacionalidade. Sejam estudantes que tiram dúvidas das matérias escolares, professores que utilizam a plataforma como ferramenta de ensino, pais que querem ajudar os filhos ou meros curiosos que querem saber mais sobre determinados temas, o objetivo passa sempre por aprender e partilhar conhecimentos.

Estudar, pode ser divertido.