A Kantar Worldpanel, empresa vocacionada para estudos e insights sobre o consumidor com base em painéis contínuos, acaba de apresentar em Portugal o estudo COMTECH, sobre o comportamento efectivo do consumidor relativamente às telecomunicações.
Segundo Paulo Caldeira, director de comunicação da Kantar Worldpanel em Portugal, “o estudo COMTECH permite avaliar o comportamento efectivo de consumo de forma a conhecer as interdependências entre as várias áreas de negócio das telecomunicações. Permite ainda referenciar benchmarks e comparações internacionais, face aos mercados estudados, como Espanha, EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido ou Brasil.”
Uma das principais conclusões desta pesquisa revela que 13% dos portugueses praticamente não utiliza telemóveis para fazer chamadas, mas sim para outros fins, com destaque para o envio de SMS. Isto acontece, sobretudo, nas faixas etárias mais jovens da população.
Outra das conclusões é que o “parque de telemóveis” em Portugal é bastante recente e moderno. Cerca de 78% dos indivíduos possuem equipamentos móveis adquiridos há menos de três anos e 11% comprou um novo já em 2010.
Além disso, cerca de 31% utilizam mais do que um equipamento móvel, o que revela a dinâmica do mercado.
Ainda segundo este estudo, os pacotes de serviços aplicados ao Lar (que podem incluir TV por subscrição, telefone fixo ou Internet) são muito bem sucedidos em Portugal, já que 70% dos lares detém um pacote destes e 91% recomendaria o seu pacote.
25 de Outubro de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes
Jovens usam telemóveis para envio de SMS em detrimento de chamadas
Este artigo tem mais de 14 anos
Estudo revela ainda que os pacotes de telecomunicações para o lar são bem sucedidos em Portugal
Comentários