A Pressley Ridge Portugal está a promover uma acção de sensibilização sobre as substâncias psicoactivas para 1.500 alunos e 28 professores provenientes das Escolas Pedro D’Orey e Dr. Azevedo Neves, sediadas no concelho da Amadora.
A acção está inserida no programa P.E.S. p’ANDAR (Prevenir, Educar e Socializar; Programa de Competências Sociais e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis) financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência, no âmbito do Programa de Intervenção Focalizada.
O objectivo desta acção é que a maioria dos alunos participantes (pelo menos 85%) aprenda a identificar as substâncias em causa, reconhecer os seus efeitos e a importância da sua prevenção.
Em sessões marcadas pela presença de dinâmicas de educação vivencial, a equipa pretende incentivar os jovens a tomarem decisões e a estabelecerem um compromisso individual com escolhas saudáveis nas várias vertentes das suas vidas (escola, família, amigos, entre outras).
Recorde-se que «o consumo de substâncias psicoactivas, como o álcool e outras drogas, por parte da população adolescente, constitui um forte preditor para a adopção de comportamentos de risco, como é o caso do comportamento delinquente.
A experimentação assume um papel importante no desenvolvimento do consumo regular de substâncias psicoactivas.
As acções de sensibilização e a criação de alternativas saudáveis para a ocupação dos tempos livres dos jovens são pontos essenciais em matéria de prevenção do uso e abuso destas substâncias»,refere a Pressley Ridge Portugal em comunicado.
Esta é uma organização não governamental que desde 1994 desenvolve actividades em Portugal, em colaboração com o Instituto de Segurança Social e com a Comissão de Protecção de Jovens e Crianças.
19 de Janeiro de 2009
Veja ainda: Jovens divulgam comportamentos de risco no MySpace
“Copos – quem decide és tu”
Jovens relevam perigo do HIV/Sida
Pequeno Guia da Sexualidade Masculina
Pequeno Guia da Sexualidade Feminina

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.