"É um livro humorístico e segue muito as linhas do filme Idade do Gelo, é uma homenagem a uma pessoa muito criativa que sempre me inspirou imenso o meu avô José Ferreira", começa por explicar Natacha Summer Ferreira, 28 anos.

Natacha Summer Ferreira, escritora

O livro infantil “José, o menino do suspiro” destinado a crianças dos 6 aos 10 anos reúne comentários do professor Jorge Rio Cardoso, Nuno Markl, Dan Price, e uma receita muito especial de suspiros do Chefe Kiko.

"O livro já vendeu centenas de exemplares", refere a autora. "As crianças têm estado a adorar e obrigam os pais a fazerem a receita de suspiros do Chef Kiko que aparece na última página do livro, seja lá a que horas for", brinca a escritora.

"Os pais também estão a adorar o livro e perguntam quando é encenado numa peça de teatro", recorda.

As ilustrações são da autoria de Tiago Colaço com a colaboração de Pedro Marques. O objetivo de Natacha Summer Ferreira é tornar o livro editado pela Plátano Editora num projeto de animação. 

Sinopse

Um rapaz chamado José, um capitão do exército das formigas (Vitor), uma formiga brasileira (Cláudio), uma formiga francesa (Jean-Philippe), e um bicho-de-conta (Kelvin), vão tentar mudar a rotina diária de trabalho das pessoas da cidade da Alegria, que passam o dia macambúzias e sonolentas e já se esqueceram do quanto é importante passar tempo de qualidade entre os seus familiares. Esta aventura é acompanhada de uma leitura humorística e de umas ilustrações que mais parecem tiradas de um filme de animação. O objetivo é simples, proporcionar momentos divertidos e memórias felizes junto de todos os que lerem o José, o menino do suspiro, e fomentar hábitos de leitura nos mais pequenos.