Salpicos - o cão de água português - é o protagonista de uma série de aventuras, histórias e jogos que vão ajudar os professores a ensinar a língua e cultura portuguesas a crianças estrangeiras.
Mas o Salpicos não é só um personagem. É um método de ensino. Personaliza a simplicidade e é engraçado. Porque ensinar uma língua é mais do que dá-la a conhecer, é torna-la simples e divertida.
O desafio veio do Instituto Camões. A Editora Lidel editou-o. Maria João Lopo de Carvalho e a Know How idealizaram-no.
Para Maria João Lopo de Carvalho, «este projecto significa a concretização de um sonho, de levar a que pelo mundo fora as crianças aprendam a ser amigas do salpicos, da família quinas e da língua portuguesa. Para além de ter sido m enorme prestigio trabalhar em parceira com o Instituto Camões».
Com o Salpicos, vem a família Quinas. Constituída por seis personagens com nomes de reis e rainhas nacionais, esta família ensina português através do lúdico e da oralidade.
Com histórias a cores em banda desenhada, canções, adivinhas e exercícios, o universo da família Quinas vai da escola ao jardim, dos amigos aos sonhos, das aventuras às brincadeiras.
Todas as crianças poderão obter o Salpicos 2, composto por um livro de aluno mais um livro de actividades por um valor aproximadamente de 25€. E os professores? Estes irão adquirir uma mala onde cabe o livro do aluno, o livro do professor, um CD áudio, um livro de actividades recheado de cartões e cartazes para as ilustrações, e ainda o fantoche Salpicos.
Os Salpicos 1 e 2 estarão á venda a partir de Janeiro, juntamente com os seus materiais lúdicos, didácticos e centrados na oralidade.
O terceiro nível do Salpicos estará à venda a partir de Julho, para crianças a partir dos 9 anos de idade. A série Salpicos é a primeira edição encomendada pelo Instituto Camões destinada à rede de ensino de Língua Portuguesa (LP) não universitária no mundo.
09 de Janeiro de 2009
Veja ainda: Cerca de mil crianças expressam visão sobre o ambiente
Lançada biblioteca digital para crianças
CE lança novo programa de protecção das crianças na Internet
PC e telemóveis massificados junto dos jovens portugueses
Escolas no combate à violência no namoro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.