Ana Maria Lacerda, pediatra no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa), recorda que “os cuidados paliativos pediátricos constituem um direito humano básico para todas as crianças e jovens que sofrem, em particular, de doenças crónicas complexas, limitantes ou ameaçadoras da vida”, mas lembra que existem atualmente “muitas barreiras” à prestação deste serviço.
“Portugal é considerado o país menos desenvolvido da Europa Ocidental nesta área da saúde, pelo que é urgente sensibilizar e formar os profissionais, ao mesmo tempo que se desperta a consciência pública”, lembra Ana Lacerda, salientando que a reunião pretende, por este motivo, assumir-se como “uma oportunidade de contacto com a realidade dos cuidados paliativos pediátricos através de especialistas, nacionais e internacionais, e de famílias”.
Do programa das jornadas faz parte um workshop que antecede as sessões, e decorrerá no dia 1 de outubro, onde serão debatidas as temáticas “Ethical questions in Pediatric Palliative Care”; “Acompanhamento social e espiritual”; “Communicating with the Child and Family” e “Team development and support”, no que pretende ser uma ocasião única para “aprofundar temas específicos com alguns dos mais experientes especialistas internacionais. Será também um espaço privilegiado de discussão e de networking”, refere ainda a especialista.
“Pediatric Palliative Care – past, presente and future”; “Suporting the child and family”; “Symptom Management” ou “Do Hospital para Casa – articulação entre serviços” serão alguns dos temas abordados durante as jornadas que estão agendadas para os dias 2 e 3 de outubro.
Os profissionais e estudantes das áreas da saúde e demais interessados neste tema podem já inscrever-se para participar nas jornadas e nos workshops que as precedem, podendo também submeter resumos de trabalhos originais para apresentação em formato de poster e publicação em livro. As inscrições podem ser realizadas através do website www.ligacontracancro.pt/jcpp ou através do endereço de email jcpp@ligacontracancro.pt.
As jornadas contam com a colaboração do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria, do Grupo de Apoio à Pediatria Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Rede Internacional e Cuidados Paliativos Pediátricos (ICPCN, na sigla em inglês).
Comentários