Já na sua sexta edição, o Hospital do Ursinho vai decorrer este ano nos próximos dias 21, 22 e 23 de Abril, no Centro Comercial Dolce Vita de Coimbra, e é direccionado para crianças dos três aos cinco anos de idade. Este projecto consiste em criar um hospital modelo, com consultórios, bloco operatório e outras infra-estruturas à escala dos mais pequenos.
Deste modo, são encenadas consultas, em que a criança assume o papel de pai/mãe que leva o seu "ursinho doente" ao médico, papel aqui assumido por estudantes de medicina. Através da simulação dos vários procedimentos médicos, com a criança a desempenhar um papel activo e tão diferente daquele que costuma ter perante o médico, pretende-se acabar com o medo dos hospitais e da bata branca, para que esta ganhe uma maior confiança nos médicos e colabore melhor com os mesmos nas suas próprias consultas pediátricas.
O projecto é do O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), representante institucional de todos os alunos de Medicina da instituição desde 1998. O Hospital do Ursinho é uma das mais emblemáticas actividades desenvolvidas pelo NEM/AAC, que também envolve este ano a participação dos núcleos de estudantes de Medicina Dentária e de Farmácia, da Associação Académica de Coimbra, assim como a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.
15 de Abril de 2009
Veja ainda:
Liberdade para aprender
Experimentar para crescer
Conte-lhes histórias
Quando vou para a escola dos crescidos?
Educar pelo exemplo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.