Pelo sexto ano consecutivo, a Galp Energia continua a sensibilizar a comunidade escolar para o consumo eficiente de energia, de forma inovadora e criativa. Aproximar as crianças e jovens de temas como fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética é há vários anos uma aposta ganha pelos projetos educativos da Galp Energia.

Este ano, os projetos Missão UP | Unidos pelo Planeta e a Missão POWER UP renovaram a sua dinâmica, permitindo a simplificação do trabalho dos professores e um maior acompanhamento do trabalho das escolas. Os projetos, dirigidos aos alunos mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais, contam com o apoio e parceria institucional da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, da ADENE, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão Nacional da Unesco e da Direção Geral de Energia e Geologia

Os dois projetos apesar de terem pontos em comum, diferem na forma e conteúdos, dado que se dirigem a faixas etárias distintas.

Manuel Andrade, coordenador dos projetos educativos da Galp Energia, acrescenta: “A missão de sensibilizar as crianças e jovens para os conceitos do consumo responsável de energia e da mobilidade sustentável, que assumimos há cerca de seis anos atrás, tem-nos levado a introduzir, nos projetos educativos, dinâmicas cada vez mais inovadoras, para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas e a forma como os alunos se relacionam com os canais de aprendizagem que utilizam. Esta edição da Missão UP| Unidos Pelo Planeta e Missão Power UP adopta novas metodologias e inova nas formas de interação com os alunos e professores. A sociedade está em constante evolução e nós estamos acompanhar e a antecipar as formas mais adequadas e eficazes para abordar estes temas junto das crianças”.

Novidades Missão UP | Unidos pelo Planeta

A Missão UP | Unidos pelo Planeta, dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos, contempla este ano conteúdos programáticos que abrangem temas como, evitar o desperdício de água, promover a utilização de lâmpadas economizadoras, como fazer a correta utilização do ar condicionado, como poupar energia na cozinha, mobilidade sustentável, entre outros. Nesta edição, a Galp Energia promove ainda mais a imaginação e a originalidade das escolas, introduzindo uma “ação em aberto” e estimulando a utilização das ferramentas de comunicação como forma dos alunos promoverem os seus projetos.

O “Selo Escola Aderente” e o “Guião de Atividades” imprimem um novo dinamismo à Missão UP| Unidos Pelo Planeta. Adicionalmente, as 300 primeiras escolas que comprovarem a realização de, pelo menos, três de dez atividades enunciadas no guião, tratando três temas diferentes, terão direito a receber na sua escola uma “Visita Missão UP”, facultada por colaboradores da Galp Energia.

Novidades Missão POWER UP

Dirigida a alunos dos 10 aos 15 anos, a dinâmica da Missão POWER UP apresenta-se em duas vertentes: offline e online.

A Missão POWER UP tem por base uma inovadora plataforma pedagógica online, onde é possível encontrar conteúdos e Jogos Pedagógicos que permitem uma abordagem dinâmica e divertida dos temas junto dos alunos.

Um acentuada presença no terreno, através de visitas às primeiras 200 escolas inscritas, o lançamento de um novo jogo e o facto de os jogos pedagógicos contarem também com APPs específicas, são algumas das novidades de uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para aspetos como uma condução mais eficiente, explicar como funciona a extração de petróleo e o seu processo de refinação, entre outros.

As características do Projeto Educativo Missão UP | Unidos pelo Planeta, as suas fases, iniciativas, desafios e materiais pedagógicos podem ser consultados no site www.missaoup.com. Em relação ao programa Missão POWER UP, a plataforma online onde estão alojados todos os conteúdos e os jogos pode ser consultada através do site www.missaopowerup.com. Este projeto conta ainda com uma página de Facebook (www.facebook.com/missaopowerup) onde todos podem consultar as novidades do projeto e os passatempos lançados ao longo do ano.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.