Algumas das atividades são a “Oficina de Ilustração”, “Contos na Ponta do Nariz”, o “Consultório dos Doutores Palhaços” e o “F.L.O.P. – Festival Louco Organizado por Palhaços”. O resultado serão momentos bem passados na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara, proporcionados por um programa divertido e que promete arrancar muitos sorrisos a crianças e famílias.

Nas manhãs de sábado e domingo, entre as 11h00 e as 11h50, a ONV sugere às crianças pôr as mãos à obra, na “Oficina de Ilustração”. A ideia é sair do risco, a brincar, a colorir, a rabiscar e a desenhar sem pensar. A atividade é orientada pelos ilustradores da Mostra de Ilustração, com o número de participantes limitado a 15 crianças, com idades a partir dos cinco anos e cujo acesso será por marcação prévia.

A atividade “Contos na Ponta do Nariz”, programada para as 12h00, trará no sábado a leitura do conto “A História de Pirá”, que retrata a vida de uma piranha com coração, que vive num aquário e que se preocupa com os meninos que diariamente a visitam. Marcará presença o ilustrador da obra, Marc Parchow. Dinamizado por Tobias Monteiro, no domingo, à mesma hora, será ouvido “A Arca dos Contos”, uma obra que fala de um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais e estudado de modo a estimular a criatividade e o gosto pela leitura.

O “Consultório dos Doutores Palhaços” está agendado para sábado e domingo, entre as 15h30 e as 17h30. Aqui estarão os verdadeiros especialistas no diagnóstico para cada um dos males de humor, garantindo sempre eficácia da prescrição.

Este é um espaço que nasce da imaginação e criatividade das crianças hospitalizadas a quem foi perguntado como será o consultório dos Doutores Palhaços. O resultado está nos seus depoimentos e desenhos e é materializado neste espaço, no qual há diagnósticos precoces do riso, rastreios de gargalhadas e transfusões de humor, alguns dos exames que os Doutores Palhaços vão oferecer às crianças e famílias.

Na tarde do dia 21, entre as 18h000 e as 19h00, decorre o “F. L. O. P. – Festival Louco Organizado por Palhaços”, num serão artístico experimental com vários números, onde é explorado o efeito cómico e que a cada semana recebe um convidado especial. No sábado receberá César Mourão, um das figuras mais carismáticas do humor nacional. Estarão reservadas muitas gargalhadas e sorrisos, num fim de tarde animado.

Já no domingo, pelas 15h00, terá lugar a “Bela Visita”, uma visita guiada com a curadora da exposição “Debaixo do seu nariz, Luiza Teixeira de Freitas. Aqui percorre-se a história da ONV, guiada e enriquecida pelo testemunho pessoal dos seus protagonistas - artistas, crianças, familiares e profissionais de saúde -, numa mostra que junta mais de trinta artistas contemporâneos, num olhar inédito sobre o humor.

Estas atividades são projetadas para os mais novos e realizar-se-ão na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara, integrados na programação desenvolvida no âmbito da celebração dos 15 anos da ONV, até 19 de novembro. Em paralelo, poderá ser visitada a exposição permanente de arte contemporânea “Debaixo do seu nariz”.

Resumo das atividades programadas:

Oficina de Ilustração – Com ilustradores da Mostra de Ilustração

Sábado e domingo, 21 e 22 de outubro, 11h00-11h50

Hora do Conto “A História da Pirá”, com o ilustrador da obra Marc Parchow

Sábado, 21 de outubro, 12h00

Hora do Conto “A Arca dos Contos”, com Tobias Monteiro

Domingo, 22 de outubro, 12h00

Consultório dos Doutores Palhaços

Sábado e domingo, 21 e 22 de outubro, 15h30-17h30

F.L.O.P. – Com convidado especial: César Mourão

Sábado, 21 de outubro, 18h00-19h00

A Bela Visita | Visita guiada com a curadora Luiza Teixeira de Freitas

Domingo, 22 de outubro, 15h00